Assinar
Cantinho dos Bichos

Maus tratos a animais de estimação puníveis com prisão

Há cerca de um ano, uma petição pública em defesa de uma nova lei de proteção dos animais recolheu 41.511 assinaturas. Na passada semana, o Parlamento aprovou não um mas dois diplomas que criminalizam os maus tratos

Falta acertar os pormenores mas os dois projetos de lei apresentados pelo PSD e PS no sentido de criminalizar os maus tratos a animais de companhia mereceram, na generalidade, o voto favorável da maioria dos deputados da Assembleia da República.

amigosOs dois diplomas preveem penas de prisão ou de multa para quem atentar contra a dignidade da vida animal, sendo agravadas caso as agressões resultem em morte ou lesões graves ou permanentes.

A discussão dos projetos de lei aconteceu no passado dia 6, tendo sido também analisada a petição “Por uma nova lei de proteção dos animais”, apresentada em outubro de 2012 com 41.511 assinaturas.

Os deputados do PSD propõem o aditamento ao Código Penal de um vários artigos sob o título “Dos crimes contra animais de companhia”. Além dos maus tratos, punível com pena de prisão até um ano ou de multa até 240 dias, defendem a criminalização do abandono, punível com pena de prisão até seis meses ou de multa até 120 dias.

Já o PS propõe uma nova lei, o alargamento dos direitos das associações zoófilas e o regime sancionatório para “a prática de atos de violência injustificada contra animais”.

“As associações zoófilas legalmente constituídas têm legitimidade para requer a todas as autoridades e tribunais as medidas preventivas e urgentes necessárias e adequadas” para evitar infrações à lei, passando a beneficiar do regime previsto para as organizações não-governamentais do ambiente.

Os maus tratos a animais são puníveis, segundo a proposta, com pena de prisão de seis meses a dois anos ou com pena de multa. “O alojamento de animais de companhia de forma inadequada, em condições que ponham em causa a sua saúde, bem-estar e vida” é também considerado um ato de violência injustificado, sendo que o procedimento criminal depende de queixa.

As associações de defesa dos animais já aplaudiram as duas iniciativas legislativas, há muito aguardadas.


Secção de comentários

  • Fatima Lourenço disse:

    Eu sou de Leiria e tenho conhecimento de dois cães de porte pequeno, que vivem em condições deploraveis. Estão confinados a uma gaiola de um metro quadrado cada, um tem casita outro não tem qualquer tipo de cama estando à mercê do frio e chuva. Liguei para a psp dos marrazes e dissera-me que era com a câmara. Vou continuar a minha luta pois é demais. Gostaria de saber onde me devo dirigir para apresentar queixa. A morada dos animais é: Bairro das Almoinhas rua 5 num 26 (pretendo manter o anonimato devido a represálias )

    • Alberta disse:

      Bom dia

      A denúncia pelo menos ajuda a divulgar estas barbaridades ,cometidas por pessoas sem escrúpulos fracas e sem principios. Infelizmente muitas vezes as autoridades tambem funciona a meio gaz e sempre a sacudir a agua do capote, mas talvez divulgando como voce se possa ajudar que não tem ninguem que se preocupe com eles. Mas felizmente ainda existem boas pessoas bem hajam

      Alberta

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados