Assinar Edições Digitais
Sociedade

Almagreira lança abaixo-assinado contra o TGV

“Não queremos, nem precisamos do TGV”. É com esta certeza que a população da Almagreira, concelho de Pombal, está a promover um abaixo-assinado contra a construção da linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa.

“Não queremos, nem precisamos do TGV”. É com esta certeza que a população da Almagreira, concelho de Pombal, está a promover um abaixo-assinado contra a construção da linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa.

A freguesia pede ao Governo que desista do TGV e passe a apostar na “melhoria das linhas existentes (Linha do Norte e Linha do Oeste), quer ao nível da infra-estrutura, quer ao nível dos serviços oferecidos (transporte de passageiros e mercadorias).

Os habitantes de Almagreira dizem não se rever no projecto de Alta Velocidade, principalmente num “período longo de crise económica, onde todos os dias vemos um ministro na televisão a mandar ‘apertar o cinto’ aos portugueses”. E avaliam: “parece-nos que existe uma dificuldade em estabelecer prioridades para o país, que deveriam estar viradas para o interesse público e para o aumento de qualidade de vida dos portugueses”.

Os subscritores do abaixo-assinado dizem ainda temer que os gastos com o TGV acabem por limitar a Governo no futuro. O país corre o risco de ter de “abandonar o investimento em área fulcrais para um saudável desenvolvimento do país (educação, saúde e ambiente), por falta de financiamento das instituições financeiras nacionais e internacionais”, dizem.