Select Page

Vortice estreia um discurso dançado com muita água

Vortice estreia um discurso dançado com muita água

A companhia Vortice.Dance estreia hoje, sexta-feira, em Leiria a sua nova produção, “Soliloquy about Wonderland”, um espectáculo que cruza dança contemporânea, multimédia e utiliza mais de dois mil litros de água.

“Soliloquy about Wonderland” (discurso para si mesmo sobre o paraíso) aborda “os pensamentos que temos para nós mesmos e que não passam cá para fora”, explica o coreógrafo e bailarino Rafael Carriço.

“São coisas que acontecem a qualquer um de nós diariamente: vemos uma notícia ou qualquer outra coisa e pensamos sempre sobre isso, mas muitas vezes guardamos para nós. Este espectáculo é o expressar desses solilóquios, porque as pessoas não podem guardar tudo para si, têm de passar essas coisas para outras. É sobretudo dança sobre coisas que as pessoas pensam e não partilham”, sublinha.

A nova produção da Vortice.Dance começou a ser desenvolvida em Estocolmo, Suécia, onde Rafael Carriço preparou um trabalho para apresentar numa mostra de criadores na Dinamarca.

“Foi apresentada e tinha só 15 minutos. Mas gostei do que desenvolvi para lá e quando cheguei a Portugal a ideia foi aumentada para criar uma peça inteira e suportar um espectáculo na íntegra em torno do discurso para si mesmo”, refere Rafael Carriço.

A produção envolve muita tecnologia, entre projecções, animação, neve ficcionada e água, muita água, num total de mais de 2000 litros.

“A água surge porque é um elemento fundamental à vida e actualmente está muito presente nos pensamentos que temos para nós próprios, nas preocupações que temos com a preservação do ambiente e do planeta Terra”, diz o coreógrafo, sublinhando que todo o volume de água será utilizado em “circuito fechado, para não a desperdiçarmos e reaproveitarmos toda”.

“Vamos usá-la numa parte do espectáculo como chuva, mas também é muito forte o efeito do som da água a bater no chão. Mas será apenas um dos elementos que queremos que surpreenda o público. A nós, no processo de montagem nos últimos dias em que passamos as ideias para a prática, tem surpreendido”, revela.

“Soliloquy about Wonderland” é uma produção da Vortice.Dance em associação com o Ministério da Cultura e o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, que recebe a estreia mundial sexta-feira, 15 de Janeiro. Depois de Leiria, a 25 de Fevereiro o espectáculo vai ao Teatro de Campo Alegre, no Porto, e há já actuações internacionais previstas para Itália, República Checa, Espanha e China.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que os trabalhadores tenham direito a desligar o telemóvel e o computador fora do horário laboral?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This