Assinar
Cultura

Vortice estreia um discurso dançado com muita água

A companhia Vortice.Dance estreia hoje, sexta-feira, em Leiria a sua nova produção, “Soliloquy about Wonderland”, que cruza dança contemporânea, multimédia e utiliza mais de dois mil litros de água.

A companhia Vortice.Dance estreia hoje, sexta-feira, em Leiria a sua nova produção, “Soliloquy about Wonderland”, um espectáculo que cruza dança contemporânea, multimédia e utiliza mais de dois mil litros de água.

“Soliloquy about Wonderland” (discurso para si mesmo sobre o paraíso) aborda “os pensamentos que temos para nós mesmos e que não passam cá para fora”, explica o coreógrafo e bailarino Rafael Carriço.

“São coisas que acontecem a qualquer um de nós diariamente: vemos uma notícia ou qualquer outra coisa e pensamos sempre sobre isso, mas muitas vezes guardamos para nós. Este espectáculo é o expressar desses solilóquios, porque as pessoas não podem guardar tudo para si, têm de passar essas coisas para outras. É sobretudo dança sobre coisas que as pessoas pensam e não partilham”, sublinha.

A nova produção da Vortice.Dance começou a ser desenvolvida em Estocolmo, Suécia, onde Rafael Carriço preparou um trabalho para apresentar numa mostra de criadores na Dinamarca.

“Foi apresentada e tinha só 15 minutos. Mas gostei do que desenvolvi para lá e quando cheguei a Portugal a ideia foi aumentada para criar uma peça inteira e suportar um espectáculo na íntegra em torno do discurso para si mesmo”, refere Rafael Carriço.

A produção envolve muita tecnologia, entre projecções, animação, neve ficcionada e água, muita água, num total de mais de 2000 litros.

“A água surge porque é um elemento fundamental à vida e actualmente está muito presente nos pensamentos que temos para nós próprios, nas preocupações que temos com a preservação do ambiente e do planeta Terra”, diz o coreógrafo, sublinhando que todo o volume de água será utilizado em “circuito fechado, para não a desperdiçarmos e reaproveitarmos toda”.

“Vamos usá-la numa parte do espectáculo como chuva, mas também é muito forte o efeito do som da água a bater no chão. Mas será apenas um dos elementos que queremos que surpreenda o público. A nós, no processo de montagem nos últimos dias em que passamos as ideias para a prática, tem surpreendido”, revela.

“Soliloquy about Wonderland” é uma produção da Vortice.Dance em associação com o Ministério da Cultura e o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, que recebe a estreia mundial sexta-feira, 15 de Janeiro. Depois de Leiria, a 25 de Fevereiro o espectáculo vai ao Teatro de Campo Alegre, no Porto, e há já actuações internacionais previstas para Itália, República Checa, Espanha e China.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados