Assinar
Cultura

Lavatório do Mosteiro da Batalha é um “euromilhões” do amor

A receita é simples: de costas para o Lavatório do Mosteiro da Batalha, com uma moeda na mão. Basta atirar a moeda na direcção do lavatório e esperar pelos resultados.

A receita é simples: de costas para o Lavatório do Mosteiro da Batalha, com uma moeda na mão. Basta atirar a moeda na direcção do lavatório e esperar pelos resultados.

A tradição não tem, é claro, valor científico. Mas faz parte do guião dos guias turísticos que conduzem os turistas pelo monumento. E baseia-se na crença de que quem procura a sua cara-metade, pode resolver o problema socorrendo-se dos “poderes” deste antigo lavatório.

Quanto maior for o valor da moeda, melhor será o resultado obtido. Quem, de costas, conseguir acertar com a moeda na “bacia superior, a mais alta e mais pequena” terá a sorte de “ver aparecer alguém no espaço de oito dias”. Se a sorte ditar outra parte do lavatório, os resultados irão variar, explica o director do monumento, Júlio Órfão no seu livro “Mosteiro da Batalha, Outra maneira de o conhecer”. Assim, “ao acertarem na bacia do meio ou na inferior, a maior, esse alguém só aparecerá no prazo de quinze dias e um mês, respectivamente”.

Mais informações na edição do Região de Leiria de 12 de Fevereiro


Secção de comentários

  • joaquim barros disse:

    nós nos dias de hoge não pdemos ser donos daquilo que é nosso,o homem quiz defender aquilo que era dele apanha estapena de prizão elevada,agora aqueles que desvião milhões de euros,até deixarem o nosso país na setuação que está,esses sim saem impunes não há mal que lhe aconteça pois o zéportuguês chamado o zé povinho esse não pode levantar a cabeça,–SE O SALAZAR ainda fosse vivo não fazião o que fazem,porque iam dar de comer aos peixes ,pois era capaz de fazer o mesmo que ele fez?

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados