Assinar
Cultura

Óbidos faz festival do chocolate criativo até 14 de Março

O chocolate pode surpreender. E é nisso que Óbidos aposta em 2010, em mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate, que começa hoje e decorre até dia 14.

O chocolate pode surpreender. E é nisso que Óbidos aposta em 2010, em mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate, que começa hoje e decorre até dia 14.

O “cake design”, ou gastronomia criativa, é a grande novidade do evento este ano. Através dele, Óbidos pretende mostrar o chocolate na sua versão mais refinada, não só para o paladar, como também para a visão.

Mas o que é o “cake desgin” aplicado ao chocolate? É criar pratos de culinária ou pastelaria que desafiem os sentidos, tornando o chocolate num objecto exclusivo de formas, cores e texturas originais: é o estado da arte do chocolate.

Para responder ao desafio, Óbidos convidou alguns dos melhores “chefs” do país, que vão trabalhar criativa e minuciosamente a matéria prima. E criou o concurso Ourives de Chocolate: colares, pulseiras e anéis terão de ter 80 por cento de chocolate na sua constituição.

E porque não aprender com os melhores? O festival convocou um dos mais famosos “cake designers” da América do Sul, o brasileiro Djalma Reinaldo, que fará demonstrações e ministrará workshops. Da Europa vem o país convidado: a Eslováquia vai a Óbidos mostrar toda a sua tradição na produção de chocolate artesanal.

Alvo das atenções será a exposição de esculturas de chocolate, este ano inspiradas nas “Maravilhas do Mundo”.

O programa inclui os já tradicionais concursos de receitas, Chocolatier Português do Ano e Montras de Chocolate. A Chocolaterapia volta a estar presente, propondo massagens de rosto, corpo, mãos e pés. Não vão faltar muitas actividades para os mais novos, muitas inspiradas, claro, no chocolate.

Paralelamente há todos os dias propostas de música, teatro e dança e para o dia 12 de Março está marcado a glamorosa Passagem de Modelos com Chocolate, este ano com modelos de Augustus.

Horários do festival

O Festival Internacional do Chocolate está aberto de segunda a sexta, entre as 15 e as 23 horas. Aos sábados as portas abrem às 10 horas e aos domingos funciona das 10 às 20 horas. Os bilhetes custam 7 euros. Outras informações na internet em www.festivalchocolate.cmobidos.pt.

Fotografias: Piedade Simões

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados