Assinar
Sociedade

Reportagem: Quando o vizinho do lado está a 5 kms

Conheça os únicos habitantes de duas aldeias desertas e distantes de tudo, onde os telemóveis não funcionam e é preciso andar quase cinco quilómetros para encontrar o vizinho mais próximo.


Aldeias Perdidas: Camelo

Manuel Caetano e Georgeta Silva cresceram em Camelo (Castanheira de Pera) e por lá ficaram a ver os outros partir. José Farinha e Hermínia Silva trocaram o rebuliço de Lisboa por uma terra desconhecida e quase fantasma, chamada Singral (Figueiró dos Vinhos).
O que é os dois casais têm em comum? São os únicos habitantes de duas aldeias desertas e distantes de tudo, onde os telemóveis não funcionam e é preciso andar quase cinco quilómetros para encontrar o vizinho mais próximo. E não ponderam mudar de residência.
Um pouco por todo o norte do distrito de Leiria, há aldeias a morrer. As casas de pedra continuam lá, resistentes ao frio e à neve que, volta e meia, aparece sem avisar. Mas, lá dentro, é o vazio. Alguns lugares já não passam de aldeias fantasma. Outros dependem da teimosia de pessoas como Manuel, Georgeta, José ou Hermínia para sobreviver.
(reportagem completa no REGIÃO DE LEIRIA de 26 de Fevereiro de 2010)
Sandra M. Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt


Aldeias Perdidas: concelho de Alvaiázere


Secção de comentários

  • JOSE ESTEVES disse:

    E REALMENTE UMA GRANDE PENA ,POIS EU IRIA VIVER PARA UMA ALDEIA DESTAS COM A MINHA MULHER E OS MEUS TRES FILHOS MENORES DESDE QUE TIVESSE ALGUM APOIO AUTARTICO NA AQUISIÇAO OU ALUGER DE CASA COM TERRENO PARA AGRICULTURA OU PASTOREIO.POIS ,SOU POBRE E NAO TENHO DINHEIRO PARA INVESTIR SENAO JA O TERIA FEITO A MUITO TEMPO .COMO TAL .QUALQUER AUTARQUIA QUE ESTEJA INTERESSADA E FAVOR CONTACTAR-ME PARA O TLM.926084965 JOSE ESTEVES.OBRIGADO.

  • laurindamorgado disse:

    as aldeias nao se pode perder!!!mas os lugares tambbem nao!!!estou a falar de Conhal que nem as estradas de terras sao limpas!!!estao com barreiras caidas!!!fica aqui um apelo a propria autarquia se o pode fazer!!!pe;o desculpas pela falta de assentos!!!o teclado nao esta bom!!!o meu obrigado!!!!ENTRONCAMENTO

  • carlos disse:

    muito obridado por esta idea que amim me parece maravilhosa,afim de nao nos esquecermos de onde vimos,que sao estas aldeias por aí perdidas do nosso portugal.
    AS RAÍZES NAO DEVERIAM ESQUECER-SE NUMCA¡¡MELHOR NOS IRIA A TODOS.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.