Assinar
Sociedade

2500 jovens esperados em Fátima para “uma directa com Maria”

Dois mil e quinhentos jovens são esperados este fim de semana no Santuário de Fátima na tradicional peregrinação nacional, iniciativa que termina às 6 horas de domingo com uma missa na basílica.

Dois mil e quinhentos jovens são esperados este fim de semana no Santuário de Fátima na tradicional peregrinação nacional, iniciativa que termina às 6 horas de domingo com uma missa na basílica, após “uma directa com Maria”.

“Trata-se de uma vigília que irá decorrer de uma forma ininterrupta durante toda a noite a partir de sábado até às 6 horas de domingo, quando se celebra eucaristia na basílica. É uma directa na casa da Virgem”, explicou à agência Lusa o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Pablo Lima.

O sacerdote, de 28 anos, admitiu que a escolha da noite para a edição 2010 do programa “Fátima Jovem” não foi inocente, justificando o tema da peregrinação “Uma directa com Maria”.

“O programa está centrado na noite porque a noite faz parte dos ritmos de vida dos jovens. É aqui que se divertem, que encontram os amigos”, referiu, considerando que a opção pela noite não vai apenas “ao encontro das sensibilidades dos jovens”, mas também porque os responsáveis de movimentos e organismos diocesanos que trabalham com este grupo etário consideram que esta é uma “possibilidade intensa de trabalho”.

O padre Pablo Lima adiantou, por outro lado, que a peregrinação “não costuma ser noite de vigília, mas como no ano passado não se realizou, entendeu-se que ao retomar o programa ‘Fátima Jovem’ devia fazer-se com alguma diferença que fosse uma provocação para os jovens participarem”.

A peregrinação nacional dos jovens a Fátima começa às 15h30 de sábado com um concerto pela Banda Jota no Centro Pastoral Paulo VI, findo o qual é retomada às 21 horas na Capelinha das Aparições com uma oração realizada pelos jovens, que participam depois no habitual programa da procissão das velas no recinto do santuário.

De regresso ao centro pastoral, pelas 23 horas os jovens começam a vigília, que decorrerá em três momentos distintos, até às 4h30 de domingo, intercalados com um concerto pelo cantor João Pedro Neves.

No local, estão ainda disponíveis para os jovens o cine fórum, com oito salas de projecção de filmes, um espaço de diálogo e reconciliação sacramental, onde sacerdotes vão estar disponíveis para conversar, e um espaço lounge com música ambiente e serviço de bar.

“São espaços para atrair os jovens e quebrar o cansaço e o sono”, referiu.

Pelas 5 horas, os participantes regressam à capelinha para nova oração “no Dia da Mãe”, salientou o director nacional da Pastoral Juvenil, adiantando que neste local os jovens vão associar-se à visita do papa Bento XVI a Portugal, num gesto que não especificou, mas que os jovens vão repetir após a missa, na basílica, que começa uma hora mais tarde.

“São dois momentos de união com Bento XVI. É um gesto de saudação ao Santo Padre e expressão de alegria pela visita que o papa faz a Portugal e, de modo particular, a Fátima”, acrescentou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados