Assinar

Onde criar o meu blogue

Um “blog” (“Web log”), que em Portugal é tradicionalmente conhecido por blogue, possibilita aos utilizadores disponibilizarem conteúdos na internet, de forma simples.

Um “blog” (“Web log”), que em Portugal é tradicionalmente conhecido por blogue, possibilita aos utilizadores disponibilizarem conteúdos na internet, de forma simples.


Habitualmente, os utilizadores recorrem a este meio de comunicação para disponibilizar notícias sobre assuntos focados numa determinada área ou simplesmente para descreverem experiências pessoais.

Os blogues possibilitam que os leitores interajam com os autores dos mesmos através de comentários às notícias publicadas.

Existem inúmeros sítios na internet que disponibilizam ao utilizador a criação gratuita do seu próprio blogue. Destes destacam-se o “Sapo”, Blogger ou o “Wordpress”.

Para todos, é fundamental que o utilizador se registe para poder usufruir do seu espaço na internet.

Nos três blogues referenciados anteriormente, é possível colocar textos, imagens, vídeos, entre muitos outros materiais multimédia.

Apesar de todos os blogues disponibilizarem as funcionalidades base de um blogue, os espaços do “Sapo” e “Blogger” são os mais simples de utilizar e manter.

Já os blogues do “Wordpress” são bastante mais completos, mas um pouco mais complexos de configurar. No entanto, a complexidade não é uma barreira, pois os blogues “Wordpress” são os mais utilizados.

Existem inúmeros “add-ons” e “templates” gratuitos na internet que possibilitam uma melhor personalização do blogue.

Sílvio Bernardes
Licenciado em Engenharia Informática

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados