Assinar
Sociedade

Estradas de Portugal lança campanha de alerta por causa de peregrinos

A Estradas de Portugal lança a campanha “Torne-se visível”, para alertar peões e automobilistas para os peregrinos que rumam a Fátima por causa da visita de Bento XVI, a 12 e 13 de Maio.

A Estradas de Portugal lança na terça feira a campanha “Torne-se visível”, para alertar peões e automobilistas para o grande número de peregrinos rumo a Fátima por causa da visita de Bento XVI ao santuário, a 12 e 13 de Maio.

Numa nota de imprensa, a empresa revela que seis unidades móveis vão percorrer as estradas dos distritos de Santarém, Leiria e Coimbra, aconselhando a adoção de comportamentos seguros a peões e automobilistas.

“Tendo em conta o elevado número de caminhantes que, nesta altura, circulam a pé pelas estradas em peregrinação a Fátima”, a Estradas de Portugal (EP) vai distribuir pulseiras e coletes refletores, bonés, folhetos informativos e água, acrescenta a mesma nota.

Aos automobilistas é ainda disponibilizada informação sobre a proximidade de peões e a importância da redução da velocidade.

Fonte da empresa adiantou à agência Lusa que as viaturas de inspeção e apoio que vão circular naqueles distritos têm um painel para exibir mensagens com avisos sobre a presença de grupos de peregrinos ou conselhos aos automobilistas.

Segundo a mesma fonte, a EP conta distribuir até 13 de Maio, quando termina a campanha, 10 mil coletes e igual número de pulseiras e bonés, 30 mil folhetos informativos e 30 mil garrafas de água aos peregrinos.

“Prevemos uma maior afluência de pessoas nas estradas [do que em anos anteriores] devido à visita do papa”, referiu a fonte.

Dos folhetos informativos consta “um conjunto de percursos alternativos que vão ser sugeridos aos peregrinos, para os desviar dos itinerários principais para outras estradas com menos movimento, de forma a minimizar o risco de acidente”, acrescentou.

O mesmo folheto contém contactos de vários entidades, desde a Estradas de Portugal às forças de segurança e socorro, e outros conselhos, como usar objetos refletores e caminhar em fila indiana, no sentido oposto ao trânsito e o mais longe possível da faixa de rodagem.

A EP pede também aos peregrinos que, quando decidirem descansar, o façam “ainda mais longe da faixa de rodagem”.

“A nossa principal mensagem é que as pessoas se tornem visíveis noite e dia”, frisou esta fonte, admitindo que “as pessoas pensam que o uso dos elementos refletores deve ser feito apenas à noite, o que não é verdade, pois deve ser feito durante todo o percurso”.

A campanha “Torne-se visível” envolve 30 pessoas da Estradas de Portugal, que em 2009 não teve conhecimento de qualquer acidente envolvendo peregrinos que se deslocassem a pé para Fátima.

Dados do Santuário de Fátima revelam que por ocasião da peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de Maio do ano passado cerca de 35 mil pessoas optaram pela viagem a pé.

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio e passará por Lisboa, Fátima e Porto.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados