Assinar
Cultura

Agenda para sábado, dia 19 de Junho, na região de Leiria (actualizada)

Não faltam actividades e eventos na região para preencher este sábado. Registámos cerca de 50 iniciativas recreativas, culturais, desportivas ou gastronómicas em vários concelhos.

Não faltam actividades e eventos na região para preencher este sábado. Registámos cerca de 50 iniciativas recreativas, culturais, desportivas ou gastronómicas em vários concelhos.

SÁBADO, 19 DE JUNHO

10H00
Turismo Natureza em debate, Porto de Mós

Vários especialistas nacionais e internacionais analisam as potencialidades e limitações do Turismo Natureza no Cine-Teatro.

No Trilho do Património Natural, Pedrógão Grande
Um passeio pedestre à descoberta da vegetação e biodiversidade local inicia no Jardim da Devesa. Participação sujeita a inscrição para o telefone 939 314 417 ou e-mail albaiaz@sapo.pt.

Feira do Livro e da Leitura em Alcobaça
A Feira do Livro decorre até às 24 horas junto ao Mosteiro de Alcobaça. Às 11h30 e 14h30, há sessão de contador de histórias, às 16h30 há teatro pelo grupo S.A. Marionetas, às 17h30 há conversa com a escritora Joana Amaral Dias e às 19 horas apresentação do novo livro de Vítor Frazão.

Seminário sobre Treino Positivo, Bombarral
Sensibilizar os participantes para a necessidade de treinar o animal de estimação é um dos objectivos do seminário sobre “Treino Positivo” a decorrer até domingo no auditório municipal com participação de Cláudia Estanislau, treinadora especializada em comportamento canino. Mais informações pelo telefone 914 901 928.

11H00
Há livros em Monte Real, Leiria

A Real Feira do Livro 2010 pode ser visitada até ás 24 horas. Às 16 e 18 horas, há “hora do Conto” enquanto a noite está reservada à actuação de Marisa Teixeira. A iniciativa é do Agrupamento de Escuteiros de Monte Real.

III Feira do Mundo Rural na Batalha
Mel, azeite, produtos biológicos, flores e doçaria destacam-se na terceira edição da Feira do Mundo Rural a decorrer até domingo junto ao Mosteiro.

Passeio Todo-o-Terreno em Figueiró dos Vinhos
Um passeio turístico TT, com início às 11 horas, e um festival de xadrez e damas com o campeão nacional Vaz Vieira, às 15 horas, integram o programa das Festas de S. João.

12H30
2ª Festa da Solidariedade anima Carvide, Leiria

O Centro de Assistência Paroquial de Carvide volta a abrir portas para a 2ª Festa da Solidariedade. Além do serviço de restaurantes e quermesse infantil, promove, às 15 horas um peddy-paper e uma caça ao tesouro.

14H30
Secundária Afonso Lopes Vieira abre portas à comunidade, Leiria

Exposições, leitura de contos infantis, sessão para pais sobre os percursos educativos e um jogo de futebol para pais são algumas das actividades disponíveis na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Gândara dos Olivais, no âmbito do projecto Escola Aberta.

15H00
Concertos na Jangada no Rio Lis, Leiria

Woom e Manuel Gião actuam no Rio Lis, junto ao Parque da Cidade, no âmbito da segunda edição do festival Braçadeiras, promovido pelo colectivo a9))).

Escolas de Pataias festejam fim de ano, Alcobaça
O Agrupamento de Escolas de Pataias festeja o fim do ano escolar com uma festa na EB2,3 de Pataias. O evento está aberto a todos e prolonga-se até às 23h30.

Ateliê de origami para crianças, Marinha Grande
Uma oficina infantil de origami decorre até às 16h30 na Praça Afonso Lopes Vieira (ou Centro Azul se chover), em S. Pedro de Moel. Destinado a crianças dos 4 aos 14 anos, o ateliê pretende ensinar às crianças a arte de dobrar papel.

Aventura e animação nas festas de Ourém
O Espaço Aventura volta a abrir portas no Parque Linear com inúmeras actividades para quem gosta de aventura.

24 horas de futebol contra a droga, Peniche
O ex-futebolista Paulo Torres participa no torneio de futebol non stop a decorrer no relvado sintético do Parque Urbano de Peniche. “Droga Népias” é o tema da iniciativa que assinala o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e envolve cerca de 500 participantes num total de 20 jogos de futebol de 7. A organização é da Acompanha.

Percurso homenageia escritores que marcaram Leiria
Um percurso de orientação pelo centro histórico de Leiria pretende dar a conhecer alguns poetas e escritores que deixaram a sua marca na cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail orienta-te@sapo.pt.

15H30
“Se queres a vida protege o ambiente”, em Óbidos
Jogos do ambiente, uma missa campal e um acampamento no campo de futebol de Usseira preenchem o primeiro dia de um fim-de-semana em defesa do ambiente. A iniciativa visa sensibilizar as crianças para a importância da preservação da natureza.

Escolas de Marrazes apresentam sarau, Leiria
O Grupo de Escolas e Marrazes apresenta o seu primeiro sarau no pavilhão gimnodesportivo.

Armando Castro lança livro, Marinha Grande
O livro “Ao soprar da cana – entrelinhas”, de Armando Castro, é apresentado na Biblioteca Municipal.

16H00
Gala de Ópera no Cine-Teatro de Ourém

O Cine-Teatro Municipal acolhe uma gala de ópera por iniciativa do Conservatório de Música de Ourém.

Festival de Natação nas piscinas da Nazaré
O fim das actividades regulares nas piscinas municipais é assinalado com um Festival de Natação que inclui exibições das classes de Natação Sincronizada, HidroSénior e Hidroginástica, demonstrações de estafeta australiana pelos atletas do Clube Naval da Nazaré e actuação da classe de Danças de Salão da Academia Municipal das Artes da Nazaré. A entrada é livre.

17H00
Roteiro republicano encenado pelas ruas Leiria

Acontece mais um Roteiro Republicano pelas ruas de Leiria, agora encenado. Com início na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, no Terreiro.

Coro Infantil João de Deus na Fnac, Leiria
O ciclo Dia Europeu da Música prossegue com a actuação do Coro Infantil João de Deus, sob a direcção do maestro Fernando Botto, na loja da Fnac do LeiriaShopping.

18H00
“Na agenda dos líderes” apresentado na Arquivo, Leiria

Maria Miguel Ferreira e Luís Sítima apresentam o livro “Na agenda dos líderes” da Livraria Arquivo.

Música anima Junho das Artes, Óbidos
O DJ André Cascais anima o Padrão Camoneano, às 18 horas, e Pedro Undercover está no Centro de Design de Interiores às 22 horas, no âmbito do projecto Junho das Artes.

XXV Festival Nacional de Folclore na Loureira, Leiria
O XXV Festival Nacional de Folclore realiza-se junto à capela da Loureira, freguesia de Santa Catarina da Serra, no âmbito das comemorações dos 400 anos da Loureira.

19H00
Mais um Sábado Activo em Ourém

A piscina municipal acolhe uma sessão de hidroginástica aberta ao público mas com inscrições prévias.

20H00
Assembleia Distrital do PSD promove jantar em Ansião

O vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Marco António Costa, participa no jantar que a Assembleia Distrital de Leiria do PS organiza no restaurante “A Ti Matilde”, em Ansião. O jantar está aberto à participação de todos os simpatizantes.

Chef’ de cozinha por um dia, Leiria
Mentirosos e outros pitéus, sopa de Gravanços com armulões, Burras à batatada e Mijadinhas compõem a ementa da primeira edição do projecto “Chef’ de cozinha por um dia”, confeccionada pela Confraria Rap’o tacho”. O repasto, organizado pelas Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, decorre no restaurante D. Pipo (CC D. Dinis).

Noite de Folclore animam festas de Ourém
O Rancho Foclórico da Casa do Povo de Fátima, o grupo Danças de Cantares Lagoense e o Rancho Folclórico Vale do Pego actuam no palco do Parque Linear no âmbito das festas da cidade.

BTT Nocturno Luz-ke-Fusco, Ansião
É hora de passear de BTT em Ansião. A iniciativa integra o programa da ExpoNatura – Feira do Desporto Aventura e do Turismo Activo a decorrer ao longo do dia no Centro de Negócios.

Torneio Futsal 24 horas em Ourém
O pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Ourém acolhe o encerramento do Torneio Futsal 24 horas.

20H30
Desalinhados e Paulo Eduardo actuam em Carvide, Leiria

Um concerto com os Desalinhados e um outro com Paulo Eduardo animam a noite na Festa da Solidariedade a favor da construção do novo lar, no Centro de Assistência Paroquial.

600 marchantes desfilam na Avenida da Liberdade, Marinha Grande
Doze colectividades participam nas Marchas Populares que desfilam pela Avenida da Liberdade, a partir das 20h30.

21H00
Baile nas Festas de S. João, Óbidos

O grupo Circuito Sonoro anima o baile das Festas de S. João, organizadas pela Sociedade Musical Recreativa Obidense. A festa decorre no parque de estacionamento junto ao Posto de Turismo.

Espectáculo de folclore na Barreira, Leiria
O Jardim Visconde da Barreira é palco do XI Festival de Folclore promovido pelo Rancho Folclórico da Barreira.

21H30
Cistermúsica estreia obra de Alexandre Delgado, Alcobaça

A Orquestra do Algarve estreia a peça Santo Asinha, de Alexandre Delgado, inspirada no poema homónimo de Frederico Lourenço (escrito a partir de um conto de Iva Delgado). O espectáculo do Cistermúsica decorre no Cine-Teatro, com bilhetes a 5 e 8 euros.

A arte de Claudio Monteverdi no Mosteiro da Batalha
O 28º Festival Música em Leiria prossegue com o concerto “La Venexiana”, com direcção de Cláudio Cavina e a soprano Roberto Mameli.

Desfile de moda e penteados na Praça, Leiria
A Praça Rodrigues Lobo é o cenário escolhido para o “Hair & Fashion Show”, by Ângela Lopes, que contará ainda com actuação de músicos convidados.

Santos Populares comemorado em Caldas da Rainha
As marchas de Santo Onofre, de A-dos-Francos, do Coto e do Olho Marinho desfilam no largo da ex-UAL. A entrada é gratuita.

Encontro de marchas junto ao Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria é o cenário escolhido para o desfile das Marchas Populares de Espite, Brasfemes, Antanhol, Ponte do Rol e de Alcobaça.

“Zaragatas em Chioggia” no Teatro da Nazaré
O Cine-teatro volta a receber a peça “Zaragatas em Chioggia”, de Carlo Goldoni. A representação está a cargo de um elenco de amadores da Nazaré e de um actor do Teatro da Rainha. Com encenação de Luís Varela.

Emmy Curl avo vivo na Fnac, Leiria
A compositora e intérprete Catarina Miranda, alias Emmy Curl, actua ao vivo na Fnac do LeiriaShopping, no âmbito do ciclo Dia Europeu da Música.

Tertúlias do Pelourinho VIII em Monte Real, Leiria
Fado, poesia e histórias de vida pelos grupos Vozes do Pelourinho e Pinhal d’El Rei podem ser ouvidos na Casa da Música de Monte Real.

22H00
Desfile de moda em Pedrógão Grande
O Jardim da Devesa acolhe o espectáculo Pedrógão Fashion 2010.

“Soundwalkers” no ecrã de Miguel Franco, Leiria
O filme “soundwalkers”, de Raquel Castro, passa no Teatro Miguel Franco, inserido no programa do 2º festival Braçadeiras.

Música em noite de festa na Freixianda, Ourém
O duo musical Mikas anima a noite na Freixianda, por ocasião do XV aniversário de elevação a vila.

Noite de música no palco da ExpoNatura, Ansião
Gate 16, First Calss Tragedy e I Forgot my Name sucedem-se para animar a noite no palco do Centro de Negócios onde decorre a ExpoNatura.

22H30
Deolinda e The Peorth nas festas de Ourém

Um concerto com os Deolinda e um outro com The Peorth animam a noite no Parque Linear.

23H00
Remender the Sounds of 70, 80 & 90’s, Leiria

O Centro Internacional de Ténis de Leiria, nos Pousos, recorda os melhores êxitos das década de 70, 80 e 90, com  participação do DJ Pedro Galinha. Bilhetes a 5 euros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados