Assinar
Basquetebol

Fim-de-semana em cheio para basquetebol de Leiria

Para além da subida do Scavolini/Gaeirense à CNB1, o basquetebol de Leiria conheceu no fim-de-semana passado e esta época outros sucessos.

Para além da subida do Scavolini/Gaeirense à CNB1, o basquetebol de Leiria conheceu no fim-de-semana passado e esta época outros sucessos.

Sub-16 do IEJOTA

Na final a quatro da Taça Nacional de sub-16, o IEJOTA, do Juncal, garantiu um lugar na final vencendo em Viana do Castelo o Angra Basket por 59-42.

Na final, a equipa liderada por Xavier Silva encontrou a equipa da casa, a Escola Desportiva de Viana, num ambiente festivo e de apoio fervoroso aos locais.

Mas o IEJOTA foi superior a tudo – adversário e ambiente – e venceu por 54-71, à custa do ritmo elevado imposto ao longo do jogo, que é a imagem de marca do grupo. Conquistaram o título os atletas David Calado, Diogo Sousa, Ruben Prudêncio, Diogo Morgado, Alfredo Cabral, Miguel Rosário, João Grosso, Francisco Jordão, Diogo Augusto, Pedro Delgado, José Galamba e Daniel Matias e o técnico Xavier Silva.

Este foi o primeiro título nacional do clube no desporto federado, no seguimento de um percurso em que se destaca a projecção de alguns atletas até ao alto rendimento, como são os casos de  Cristóvão Cordeiro e o Diogo Ferreirinho, actualmente atletas do Benfica.

Segundo João Ribeiro, director técnico da Associação de Basquetebol de Leiria, este é mais um ponto alto numa época com vários resultados de relevo.

Além da subida do Scavolini/Gaeirense e do título do IEJOTA, “a presente época desportiva apresentou ainda outros resultados dignos de registo e que, no fundo, premeiam o esforço de todos os clubes da Associação de Basquetebol de Leiria na promoção e desenvolvimento da modalidade”, sublinha João Ribeiro.

O director técnico recorda que a equipa feminina de sub-19 do Núcleo Amador de Pombal foi finalista vencida da Taça Nacional deste escalão, o Sporting Clube Marinhense obteve o segundo lugar na Fase Zonal da Taça Nacional de Sub-18 Masculinos, “faltando muito pouco para conquistar o acesso à fase final da prova”, e as equipas de sub-19 feminino e sub-18 masculinos do SIR Os Pimpões disputaram a Final do Torneio Vale do Tejo, prova entre equipas das Associações de Lisboa, Setúbal e Santarém, “obtendo o honroso segundo lugar”.

Sub-14 do IEJOTA

“Para além dos resultados desportivos, alguns clubes viram os seus melhores atletas chamados a estágios das selecções nacionais dos seus escalões, nomeadamente o João Grosso do IEJOTA, os sub-16, Júlia Ribeiro no escalão de sub-16 também, a Clarisse Amisi do C.R.D de Soutocico e a Regina Pedrosa do Basket Clube do Lis para o estágio de recrutamento do Centro de Alto Rendimento do Calvão, e o João Pereira do IEJOTA para o estágio de recrutamento do Centro de Alto Rendimento de Paredes”, destaca João Ribeiro.

A época competitiva terminou no passado fim-de-semana com a realização da fase final do Torneio Distrital de Sub-14 femininos e masculinos, disputados no Pavilhão das Colmeias e no Pavilhão dos Pousos respectivamente.

Sub-14 do Soutocico

O IEJOTA, acabou por triunfar no sector masculino, ficando o Basquete Clube de Pombal em segundo lugar e o SIR Os Pimpões na terceira posição. Participaram ainda o Biblioteca Instrução e Recreio que obteve o quarto lugar, o Clube Basquetebol de Leiria e o C.R.D. de Soutocico que ficaram respectivamente na 5ª e 6ª posições.

Na prova feminina, as grandes vencedoras foram as atletas do Soutocico, ficando o Sporting Clube Marinhense na segunda posição e o Basquete Clube de Pombal em terceiro. Participaram ainda a AMCR da Cartaria e o Basket Clube do Lis que obtiveram a 4ª e 5ª posições.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados