Assinar
Cultura

Pinhal das Artes vai encher o Pinhal de Leiria com espectáculos para crianças

A quarta edição do Pinhal das Artes, a realizar de 30 de Junho a 4 de Julho, é a maior de sempre: no Pinhal de Leiria vão acontecer 433 espectáculos especialmente pensados para crianças.

A quarta edição do Pinhal das Artes, a realizar de 30 de Junho a 4 de Julho, é a maior de sempre, prometendo levar ao Pinhal de Leiria 433 espectáculos especialmente pensados para crianças dos zero aos cinco anos.

Durante cinco dias, a mata de S. Pedro de Moel recebe uma tenda gigante, 17 tendas temáticas e diversas outras actividades, numa organização da Sociedade de Artística e Musical dos Pousos (SAMP) que espera, se a meteorologia ajudar, uma afluência a rondar os 20 mil participantes.

“Tentámos ter mais produção artística, alguns convidados mais estimulantes e o espaço vai estar mais pontuado com músicos. Até a tenda do pic-nic vai ter sempre artistas a actuar. Assim julgamos conseguir amenizar o que é uma presença em grupo e enriquecer este espaço fantástico, não o transformar”, explica Paulo Lameiro, director artístico do evento.

Com milhares de visitantes no pinhal, a SAMP pretende que a sua feira de artes para a primeira infância não se transforme “numa feira, no pior sentido do termo”.

“Estamos a passar para uma escala de produção que nos coloca grandes desafios. Mas estou em crer que será a arte que responde a tudo isto”, sublinha Paulo Lameiro, lembrando o esforço para controlar o impacto da iniciativa.

“Não pode haver ruídos, nem a sensação de ter muita gente à volta. Mesmo na tenda central, continuamos a teimar em não trazer um microfone e uma coluna. Tudo é acústico”, explica Paulo Lameiro.

Em 2010, uma das novidades do Pinhal das Artes é receber grupos de jardins de infância e creches, porque “é importante dar às crianças que estão institucionalizadas essa oportunidade”.

De entre os diversos momentos performativos, destaque para “Bramborry”, co-produção das companhias belgas De Spiegel e La Guimbarde, e para o projecto do encenador, marionetista, criativo e actor Karel van Ransbeeck, que terá um espaço experimental de interacção com os bebés e famílias, acompanhado de músicos belgas e húngaros.

Veja o programa, conheça as tendas, consulte os preços e os horários:

[issuu viewmode=presentation layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true documentid=100617160935-a4c35b68e9cc48b1b79f376544c399ed docname=programa__o_pa2010 username=Jornal_regiao_de_leiria loadinginfotext=Programa%C3%A7%C3%A3o%20Pinhal%20das%20Artes width=590 height=820 unit=px]

Vídeo da edição do Pinhal das Artes 2009:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados