Assinar Edições Digitais
Cultura

Castelo de Leiria recebe festival internacional de música gótica

O castelo de Leiria vai ser palco no final do mês do primeiro festival internacional de música gótica realizado em Portugal, anunciou hoje a produtora do evento.

O castelo de Leiria vai ser palco no final do mês do primeiro festival internacional de música gótica realizado em Portugal, anunciou sexta-feira a produtora do evento.

O Entremuralhas – Festival Gótico realiza-se a 27 e 28 e pretende “desmistificar” algumas ideias “erradas” sobre o “movimento gótico”, explicou Carlos Matos, produtor e relações públicas da Fade in.

“A música gótica abrange vários estilos de música, por isso convidámos bandas diferenciadas”, acrescentou ainda Carlos Matos, salientando que “é a primeira vez que se realiza um festival de música gótica em Portugal”.

Segundo o produtor, esta “não é uma produção para massas”, mas “para fidelização de públicos”.

“Este é um festival único, que vai projetar o concelho de Leiria e a cultura pelo país e além-fronteiras”, adiantou, por seu lado, o vereador da Cultura da Câmara de Leiria Gonçalo Lopes.

Será uma iniciativa de “excelência”, que “deixará marcas”, acrescentou o autarca, salientando que o evento receberá um público “que tem um grande respeito pelo património e pelo ambiente”.

O Entremuralhas contará com a participação de seis bandas de referência internacional, que vão atuar no Palco Alma e Palco Corpo, instalados no Castelo de Leiria.

No primeiro dia do festival estarão presentes os italianos Ashram e os alemães Ataraxia e Project Pitchfork. Estes últimos atuam pela primeira vez em Portugal.

Em estreia absoluta no nosso país estarão também os franceses Collection D’Arnell Andréa, que subirão ao palco no segundo dia. O festival recebe ainda os portugueses Uxu Kalhus, os suecos Covenant, que apresentam o seu novo álbum, e Ordo Rosarius Equilibrio.

A organização apresenta ainda conferências, projeção de filmes e exposições, bem como comércio alternativo.