Assinar
Sociedade

Descontos nas SCUT para onze concelhos da região

As auto-estradas “Sem Custos para o Utilizador” (SCUT) vão deixar de ser gratuitas, mas, pelo menos até Julho de 2012, há descontos para quem mora na região.

As auto-estradas “Sem Custos para o Utilizador” (SCUT) vão deixar de ser gratuitas, mas, pelo menos até Julho de 2012, há descontos para quem mora na região.

As populações de Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera pagarão menos em duas auto-estradas. Isto porque a região de Leiria integra a NUT III (Numenclatura de Unidade Territorial) e basta que um dos concelhos esteja a menos de 20 KM de uma das SCUT para toda a região ter direito a isenções e descontos. Mesmo os concelhos que estão a 50 km ou mais da referida SCUT.

Na prática, isso significa que as dez primeiras utilizações daquelas vias serão gratuitas, enquanto que nas restantes deslocações haverá um desconto de 15 por cento sobre o valor da taxa em vigor.

Pombal, Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós e Ourém têm desconto em apenas uma estrada. O regime de funcionamento é igual ao do norte do distrito.

No entanto, a “promoção” só é válida até 1 de Julho de 2012. Depois dessa data os preços voltam ao normal e apenas as SCUT que passem por regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média nacional têm direito a descontos.

Na região, a cobrança deverá começar a ser feita, no máximo, a 15 de Abril de 2011.

A partir dessa data, para beneficiar do programa de descontos é preciso aderir a um sistema de cobrança electrónica.

“Para aceder a este regime basta a declaração do documento único automóvel que prove que o utilizador está na zona de influência da SCUT em questão”, explicou o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

Depois, é preciso comprar um equipamento identificador para o automóvel, à venda na Via Verde ou nos Correios de Portugal. O preço ronda os 27 euros.

Mas também há formas alternativas de pagamento: débito em conta, pré-pagamento com identificação do utilizador, pré-pagamento anónimo e pós-pago.

Sandra  Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados