Assinar Edições Digitais
Sociedade

Quatro secundárias iniciam ano lectivo com imagem renovada

Milhares de alunos do ensino secundário do distrito iniciam o próximo ano lectivo em escolas renovadas.

Milhares de alunos do ensino secundário do distrito iniciam o próximo ano lectivo em escolas renovadas. É o caso das secundárias Francisco Rodrigues Lobo e Domingos Sequeira, em Leiria, da Calazans Duarte, na Marinha Grande, e de Pombal.

Projecto para a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria

Segundo fonte da Parque Escolar, empresa pública responsável pela modernização dos estabelecimentos de ensino, estão a decorrer trabalhos de limpeza e trabalhos finais de arranjos exteriores e instalações especiais. Nada que impeça o normal arranque do ano lectivo.

Cristina Freitas, directora da Secundária Francisco Rodrigues Lobo, confirma. Os monoblocos foram retirados ainda em Junho, prevendo-se que as aulas iniciem tranquilamente no dia 13. Quanto aos jardins e arranjos exteriores, deverão ficar concluídos até final do mês, revela, como programado.

Preferindo remeter uma apreciação global do projecto após o acerto de “pequenos detalhes” com o projectista e a Parque Escolar, Cristina Freitas admite contudo que o aumento do número de salas de aulas, embora inferior às necessidades, permite adaptar os horários “ao encontro das nossas expectativas”.

As obras prosseguem contudo na Escola Secundária Inês de Castro, em Alcobaça, e nas escolas do Bombarral e Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha. A Parque Escolar garante, no entanto, que as aulas irão também começar no início do ano lectivo, estando prevista a conclusão do primeiro projecto em Novembro e dos outros dois em Dezembro deste ano.

Já a terceira fase do programa de modernização de escolas secundárias irá abranger, no distrito, a escola Pascoal José de Mello, em Ansião, a Secundária e Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha e a Secundária Afonso Lopes Vieira, em Gândara dos Olivais, Leiria.

O arranque das obras deverá acontecer no 2º trimestre do ano lectivo 2010/2011, adiantou a Parque Escolar ao REGIÃO DE LEIRIA.

Recorde o vídeo que o REGIÃO DE LEIRIA fez há um ano sobre as intervenções nas escolas de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Bombarral e Ourém:

Veja também o novo modelo de edifício escolar do Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário: