Assinar Edições Digitais
Sociedade

Alqueidão da Serra: Facebook ajuda a criar lista de alcunhas

Associação lançou desafio nas redes sociais e a resposta foi esmagadora. Depois da internet, as alcunhas de Alqueidão da Serra, Porto de Mós, poderão desaguar num mural.

“Sete”, “Dez”, “Doze”, “Catorze”, “Dezoito”, “Vinte Sete”, “Trinta”, “Trinta e Um”. São números do Euromilhões? Sim. E não só. Também são alcunhas.

Se mora em Alqueidão da Serra, provavelmente reconhecerá estes estranhos substantivos com que carinhosamente foram baptizados alguns dos seus vizinhos. Caso contrário, fica o esclarecimento: estas são oito alcunhas de outros tantos moradores dessa freguesia de 1800 habitantes, encaixada no sopé da serra de Candeeiros, no concelho de Porto de Mós.

Mas há mais de onde estas vieram. Geraldo “da Fonte”, habitante de Alqueidão da Serra, usa estas alcunhas para preencher o boletim do Euromilhões. “Este alqueidanense já confidenciou que se um dia lhe sair a sorte grande dará um bom prémio às pessoas que ‘usa’ para preencher o boletim”, explica João Amado Gabriel, perdão, João da “Lhuca”, presidente da associação que meteu mãos à obra na recolha de alcunhas.

Feitas as contas, estão já identificadas 810 alcunhas “nascidas” nesta freguesia do concelho de Porto de Mós. Mais de metade foram resgatadas ao esquecimento com recurso à rede social Facebook.

“Esta iniciativa está a ter um êxito surpreendente, não só pelo resultado prático da recolha que estamos a fazer mas também pelo pretexto de ‘ligar’ os alqueidanenses que estão no Facebook (e são muitos!) em torno da tarefa de recolha das alcunhas”, confessa o presidente da Alqueydam – Associação Cultural Alqueidanense.

(leia o artigo na íntegra na edição de 15 de Outubro de 2010 do Região de Leiria)

Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt