Assinar Edições Digitais
Cultura

Viena vai ouvir o “Apita o Comboio” tocado por músicos dos Pousos

No palco dos grandes bailes de Ano Novo em Viena, Áustria, uma banda de Leiria toca nesta quinta-feira, 16 de Dezembro, “Apita o comboio”, “Cheira bem, cheira a Lisboa” ou “A mulher gorda”.

No palco dos grandes bailes de Ano Novo em Viena, Áustria, vai ouvir-se nesta quinta-feira, 16 de Dezembro, “Apita o comboio”, “Cheira bem, cheira a Lisboa” ou “A mulher gorda”.

E a responsabilidade é de uma banda de Leiria: o Bailadoiro da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) leva à Konzerthaus, a mais prestigiada sala de concertos da capital da música clássica, alguns dos mais emblemáticos temas da música tradicional portuguesa.

O Bailadoiro é formado por oito músicos: Adelino Venâncio e Bruno Homem (saxofone alto), Sérgio Lourenço (saxofone tenor), Luís Lopes (trombone), Manuel Vieira e João Ferreira (trompete), Jorge Fernandes (bombo) e Luís Venâncio (caixa).

Na Sala Mozart da Konzerthous de Viena vão tocar sucessos de sempre da música tradicional portuguesa e ainda temas de religiosidade popular e dois originais do grupo, da autoria de Adelino Venâncio. O Bailadoiro é cabeça-de-cartaz, com primeira parte a cargo dos austríacos Federspiel. No final, juntam-se as bandas para tocarem um tema português e outro austríaco.

Leia a história completa do Bailadoiro e desta aventura vienense na edição em papel do REGIÃO DE LEIRIA de 10 de Dezembro de 2010.