Assinar
Sociedade

Centros Escolares de Marrazes e do Telheiro recebem luz verde

Acabar com os desdobramentos de horário e com as instalações degradadas ou provisórias dos jardins-de-infância são os objectivos dos novos centros escolares.

Acabar com os desdobramentos de horário nas escolas do 1º ciclo de Marrazes e com as instalações degradadas ou provisórias dos jardins-de-infância foram os grandes propósitos que alimentaram o projecto de um centro escolar (CE) naquela que é a maior freguesia do concelho de Leiria.

Os novos centros visam oferecer melhores condições de aprendizagem (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Ao todo deverão nascer 18 salas do 1º ciclo e nove do préescolar no recinto que separa a EB 2,3 da escola do 1º ciclo. O projecto já mereceu a aprovação do Ministério da Educação (ME) e encontra-se na fase de adjudicação dos elementos de especialidades.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Gonçalo Lopes, vereador da Educação, precisou que os acessos à EB 2,3 e ao novo CE serão diferenciados, embora se espere “alguma convivência” e articulação entre os dois estabelecimentos e níveis de ensino. O edifício do 1º ciclo será adaptado em jardim-de-infância.

A medida pretende colmatar a lacuna existente ao nível da oferta do pré-escolar em Marrazes, onde apenas 55% das crianças da freguesia encontram resposta, referiu Gonçalo Lopes, aquando do debate sobre a monitorização da Carta Educativa, na Assembleia Municipal.

Entretanto, o ME aprovou a construção do CE de Telheiro, freguesia da Barreira, com oito salas do 1º ciclo, junto ao Pavilhão Desportivo.

A aguardar parecer, está, por sua vez, o CE de Maceira. O projecto passa pela remodelação e ampliação do edifício existente de modo a integrar oito salas do 1º ciclo e duas do pré-escolar, junto à EB 2,3/Secundário.

Martine Raínho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados