Assinar
Desporto

Kendo: a arte do domínio e da técnica

Kendo significa “no caminho da espada” e permite, segundo os praticantes, adquirir um controlo e um domínio das acções do dia-a-dia. A modalidade é desenvolvida pelo Clube Kendo de Leiria.

É uma arte marcial de origem japonesa que significa “no caminho da espada”. Permite, segundo os praticantes, adquirir um controlo e um domínio das acções do dia-a-dia, com retornos físicos e  psicológicos.

“Além da forma física, obriga-nos a focar certos pontos e técnicas precisas, o que nos ajuda a concentrar”, diz Filipe Felizberto, um dos praticantes do Clube de Kendo de Leiria. Já Sérgio Afonso, outro kendoka, fala na confiança: “O lado mental do kendo faz-nos ganhar confiança. Os praticantes  mais velhos são bons professores e ensinam-nos qual a melhor forma para fazer os movimentos”.

A experiência é o elemento-chave da arte marcial. Pedro Marques, atleta da selecção nacional da modalidade e  instrutor no clube de Leiria, salienta que “os melhores não são os mais jovens, mas sim os que já têm 70 ou 80 anos e  muito tempo de prática. Não querem competir mas atingir um estado físico e mental cada vez melhor”.

Os treinos decorrem à quinta-feira, das 20 horas às 21h30, e ao sábado de manhã, das 10 às 13 horas, no Colégio Conciliar Maria Imaculada. Em Março, recebe um treino DA

Leia mais na edição em papel de 21 de Janeiro de 2011.

Marina Guerra (texto)
Joaquim Dâmaso (fotografia)


Free Websites – Wix.com

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados