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Sociedade

Câmara de Leiria projecta rede ciclável

A Câmara de Leiria apresentou esta semana o projecto de uma rede ciclável, que prevê a construção de três tipos de pistas de bicicletas.

A Câmara apresentou esta semana o projecto de uma rede ciclável, que prevê a construção de três tipos de pistas de bicicletas, nomeadamente pistas unidireccionais com 1,20 a 1,50 metros de largura, pistas bidireccionais com dois a três metros de largura e pistas partilhadas por peões e bicicletas, com 2,50 metros de largura.

Os percursos cicláveis serão classificados quanto ao seu uso, em urbano/funcional, que tem como objectivo incrementar a mobilidade dentro das cidades; de recreio, que integra uma componente  paisagística apelativa e de ligação, que tem como função ligar dois locais específicos.

Para Leiria estão previstos os seguintes troços: Ligação da Avenida 25 de Abril à Avenida Bernardo Pimenta, com a criação de duas faixas unidireccionais e a manutenção do estacionamento longitudinal do lado direito do sentido descendente da via. Como percurso complementar, prevê-se a definição de duas faixas unidireccionais na Rua Cidade de Halton e a ligação à pista partilhada existente na margem Sul do Rio Lis.

Outro troço corresponderá à ligação da variante dos Capuchos à envolvente Sul, com a criação de uma faixa bidireccional.

Relativamente à Avenida das Comunidades Europeias e dadas as velocidades praticadas no local (superiores a 50 km/hora), deverá ser criada uma pista de bicicletas bidireccional, com dois metros de largura, separada do tráfego automóvel pela ordem de vulnerabilidade: peão, ciclista, automóvel. Neste troço, a passagem para peões deverá ser elevada dado tratar-se de um percurso pedonal muito utilizado pelos alunos provenientes do campus 2 do IPL. Toda a pista de bicicletas será limitada, junto ao lancil, por guarda metálica de segurança contínua até à passagem para peões.


Secção de comentários

  • marco aguiar disse:

    ao preço dos combustíveis, se os projectistas derem primazia ao bom funcionamento das pistas em detrimento da beleza das mesmas, teremos futuro. se se desperdiçarem os fundos em embelezamentos em vez de funcionamento (como aconteceu no polis) então será de novo desperdício de dinheiros públicos

  • Castelano disse:

    Oxalá os percursos fiquem bem definidos e que não se cruzem bicicletas com peões como acontece no marachão. Aqui, são os idosos que têm de fugir das bicicletas por via de uma total falta de respeito, quando o momento e o espaço são de lazer. Devo ressalvar que há ciclistas que não estão incluidos neste lote.

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