Assinar
Mercado

Bosogol: empresário protesta deitado no chão

Um homem, residente em Gondomar, esteve esta quinta-feira em frente à empresa Bosogol, nos Parceiros, Leiria, a reclamar o pagamento de uma dívida, no valor de 37 mil euros.

Um homem, residente em Gondomar, esteve esta quinta-feira em frente à empresa Bosogol, nos Parceiros, Leiria, a reclamar o pagamento de uma dívida, no valor de 37 mil euros.

Carlos Pinto deitado à entrada da Bosogol (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Carlos Pinto, dono da empresa Annettconstroi, trabalhou no ano passado durante quatro meses para a Bosogol, em Portugal e Espanha, na construção de lojas do Grupo Sonae, e desde então aguarda o pagamento dos serviços prestados.

O empresário chegou às 09h00 e passou o dia deitado no chão diante da entrada principal, enquanto mantinha a sua viatura a bloquear o acesso ao estaleiro.

Já noite, o administrador da Bosogol, António Vieira, surgiu na empresa e esteve reunido com Carlos Pinto, tendo prometido pedir dois mil euros emprestados para lhe entregar.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, o construtor de Gondomar revelou que já recorreu à banca para cumprir os compromissos com os seus 16 funcionários e a Segurança Social, mas ainda assim não consegue pagar todas as dívidas.”Cheguei ao limite”, explicou, manifestando-se descrente nos tribunais e exemplificando com um processo judicial em que espera há sete anos para receber 30 mil euros.

António Vieira: “A Bosogol não tem um tostão”

António Vieira diz que a Bosogol “não pode pagar” ao fornecedor porque “não tem um tostão”.

“A Bosogol mesmo que queira pagar, não pode”, afirmou o administrador, explicando que a construtora “tem créditos penhorados por fornecedores” e “não consegue receber”.

De acordo com António Vieira, a empresa de Parceiros, que se dedica à construção e obras públicas, “é viável”, mas precisa de financiamento. As dívidas ascendem a 25 milhões de euros. Em Dezembro terá apresentado um estudo de viabilidade junto da banca, em relação ao qual aguarda resposta. Entretanto, contestou um pedido de insolvência apresentado em tribunal por um credor. Aos trabalhadores, deve 50% do salário de Janeiro e 50% do subsídio de férias.

INEM no local

Durante o dia, Carlos Pinto dizia-se empenhado em manter uma greve de fome até ver a situação resolvida. Foi assistido pelo INEM a meio da tarde e recebeu apoio de populares, que lhe ofereceram cobertores e uma almofada, além de água, comida e açúcar, que recusou ingerir. Depois da reunião com António Vieira, disse ao REGIÃO DE LEIRIA que planeava manter-se no local, comer e dormir na carrinha.

(notícia actualizada às 21h50)


Secção de comentários

  • Ana disse:

    Vou responder á Ana que não sou eu, mas sempre lhe devo dizer a esta Ana que "Ana" enganada. Que eu saiba nao houve despedimento colectivo. O que se sabe é que houve outra coisa prevista nos contratos de trabalho que foi a opção dos trabalhadores e que foi aceite. Oh Ana.. mesmo tentando usar o meu nome, não sabes o que eu sei!!!

  • FUNCIONARIO disse:

    "Aos trabalhadores, deve 50% do salário de Janeiro e 50% do subsídio de férias".
    Ao menos diga a verdade! Deve até à data de hoje, 50% do subsídio de férias, 50% do salário de Dezembro e 100% de Janeiro…. Não faça dos seus funcionários PARVOS.

    • ana disse:

      Porque nao se despede. o que é que esta a espera?.Sempre lhe soube bem o que a bosogol paga e agora critica. Não seja parvo e em vez de estar a escrever fale directamente ou entao despeça-se porque tem direito ao fundo de desemprego e ja nao fica com salarios em atraso

  • Ana disse:

    Identifique-se, que assim é honesto. Dizer que deve, sem dizer a quem deve, é, no mínimo, cobardia.
    Será que sabe do que se passou? será daqueles que também mamou, esbanjou e que agora chora porque a mama secou?A primeira qualidade das pessoas deve ser, desculpem se me engano, a honestidade. O comentário a que respondo, é no mínimo, omisso das razões do processo, e quem trabalhou com a BOSOGOL, tem obrigação de saber que os culpados estão bem, e ninguem fala deles. Sabem porquê? Ficaram com dinheiro para calar quem puder querer falar.

  • Ana disse:

    Será que este foi um dos que mamou a bom mamar e agora está a chorar?
    É que houve muitos assim!!!!
    Enquanto deu… " é fartar vilanagem…", agora que não dá… é tentar a pilhagem!
    Tenham vergonha na cara! Ouçam-se antes de falarem!

  • Ana disse:

    Enquanto a Bosogol lhes deu o pao e apossibilidade de viver principescamente, ninguem reclamou.Quando tem uma fatalidade de lhe ficarem a dever muitos milhoes de Euros, e esses sim, aqueles que lhe devem estao-se nas tintas e andam de masaratti ou fogem para outros paises para dar o mesmo golpe, esses sao santos os administradores da Bosogol sao ladroes. É a nossa justiça….

  • RPS disse:

    Eu tb tenho uma empresa a quem a bosogol tambem deve muito dinheiro.
    Só gostaria de saber o que os admistradores fizeram a tanto dinheiro, uma vez que tinham muito trabalho. Uma vergonha de país, todos os grandes deixam os pequenos sem meios para sobreviver. e eles estão sempre bem, com grandes carros e grandes casas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados