Assinar
Sociedade

Fiscalização apreende mais de 400 quilos de pescada na Nazaré

Foram apreendidos na semana passada, no porto de abrigo da Nazaré, cerca de 420 quilos de pescada, com um valor estimado em mais de 4 mil euros.

Foram apreendidos na semana passada, no porto de abrigo da Nazaré, cerca de 420 quilos de pescada, com um valor estimado em mais de 4 mil euros.

A apreensão foi feita pelo Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, da GNR, através da delegação da Nazaré, e ficou a dever-se ao facto da pescada não ter as medidas mínimas exigidas por lei para a sua captura, haver fuga ao pagamento do impostos e aos mecanismos de controle da qualidade do pescado.

O peixe era transportado numa viatura ligeira que foi apreendida como medida cautelar de polícia, uma vez que a pescada não tinha a medida estipulada por lei, 27 centímetros na caso da pescada.

O condutor, de 24 anos, residente em Famalicão, foi constituído arguido, fiando a aguardar julgamento em liberdade.

O pescado apreendido estava em boas condições sanitárias e foi entregue a diversas instituições de solidariedade. A pescada é uma espécie “sobre a qual recaem algumas medidas de controlo de capturas, enquanto mecanismos para recuperação da espécie, por esta se encontrar já abaixo dos stocks de sustentabilidade”.

No caso da Nazaré, por a pescada ser pequena, era obrigatório a sua venda em lota e o controlo de capturas para monitorização das quotas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados