Assinar
Sociedade

Pedreiras transformadas em parques verdes em Pombal e Batalha

Onde agora há enormes crateras e lixo acumulado, vão passar a existir zonas verdes, equipamentos de desporto e lazer. Vai ser assim em pedreiras requalificadas dos concelhos de Pombal e Batalha, ao abrigo de um projecto de Empresa da Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Onde agora há enormes crateras e lixo acumulado, vai passar a existir uma zona verde, com equipamentos de desporto e lazer. Vai ser assim em três freguesias do concelho – Abiul, Carriço e Santiago de Litém – que vão ver as pedreiras requalificadas ao abrigo de um projecto de Empresa da Desenvolvimento Mineiro (EDM).


A EDM vai investir um milhão de euros (financiada por fundos europeus) na recuperação de pedreiras da zona Centro do país. Os trabalhos fazem-se em parceria com as autarquias locais e Pombal e Batalha são as primeiras a ver as obras no terreno.

O protocolo de colaboração entre a empresa e os municípios foi celebrado na passada quarta-feira.

Na freguesia de Carriço, a pedreira vai ser substituída por uma zona verde, onde vão predominar as espécies autóctones. Em Abiul e Santiago de Litém os projectos são mais ambiciosos e prevêem a criação de parques de lazer.

Em Santiago de Litém será colocado equipamento de manutenção física e rappel e serão criadas condições para a prática de BTT.

Já na Batalha, a pedreira será substituída por um campo vedado e preparado para jogos de paintball. As obras – consideradas “essenciais” pelos autarcas – deverão iniciar-se em breve e estar concluídas dentro de seis meses.

SMF

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados