Assinar
Sociedade

Projectos de hortas comunitárias começam a surgir na região

Alfaces, couves, batatas, pepinos ou feijão verde. As opções são muitas e o que não plantar e semear pode sempre pedir ao seu vizinho. Onde? Nas hortas comunitárias que começam a surgir na região

Alfaces, couves, batatas, laranjas, morangos, pepinos ou feijão verde. As opções são muitas e o que não plantar e semear pode sempre pedir ao seu vizinho. Onde? Nas hortas comunitárias que um pouco por todo o país começam a surgir.

Na região já existem alguns projectos municipais para a criação de espaços comunitários, verdes, saudáveis e sustentáveis. Por exemplo, na Batalha, a “Horta da Vila” deverá ganhar vida ainda este ano, num terreno doado à Câmara e localizado à entrada da vila. Trata-se de um projecto que resulta de uma parceria entre a ADAE e a autarquia, apoiado pelo PRODER. O projecto designa-se designado “Horta da Vila”, destinado a agricultura biológica, envolvendo energias renováveis.

Em Leiria, a autarquia também está a avançar com a ideia, mas não é a única. Cinco alunas do 12º ano da escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, estão a desenvolver um projecto para implementar uma horta comunitária na cidade.

“Queríamos fazer algo que não fosse apenas teórico, mas que mudasse alguma coisa na sociedade”, explica Tatiana Santos, uma das alunas.

O grupo pretende deixar uma “marca na cidade” e introduzir novos conceitos na sociedade leiriense. Por agora, o projecto ainda não passa do papel, já que as alunas necessitam do apoio da autarquia para colocar em funcionamento a horta.

Já em Alcobaça não existe nenhum projecto para hortas comunitárias, mas a autarquia está a estudar, a possibilidade de instalação de hortas pedagógicas, nos espaços anexos aos novos Centros Escolares.

Na Marinha Grande, apesar de ainda não existir um espaço físico definido para a sua concretização, a Câmara pretende, em parceria ou como entidade promotora, avançar com este tipo de projecto no concelho este ano. O local e o regulamento da sua implementação estão a ser trabalhados pelos serviços autárquicos.

Leia mais na edição em papel de 4 de Março de 2011.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.