Assinar
Sociedade

Militares preparam cenários de guerra a partir da BA5 (fotos e vídeo)

O som dos helicópteros aproxima-se. Surgem nuvens de pó provocadas pelas hélices. As tropas estão prontas para surpreender o inimigo. O REGIÃO DE LEIRIA acompanhou o Real Thaw 11 a partir da BA5.

O som dos helicópteros aproxima-se. Começam a surgir nuvens de pó provocadas pelas hélices. Os comandos, de cara  pintada, carregam mochilas pesadas e entram no helicóptero de arma em punho. As tropas estão prontas para surpreender o inimigo.

Forças da NATO, compostas por militares e aeronaves norte-americanos, belgas, espanhóis e portugueses estão no  terreno, para recuperar e resgatar civis e abastecer forças militares. A missão acontece num ambiente hostil que obriga a precauções redobradas. As tropas têm que tomar de assalto uma base que está sob controlo inimigo e recuperar os  civis que estão na zona.

Todo o planeamento é feito ao pormenor, horas antes de os aviões deixarem a base. Até ao  último instante, os pilotos são informados das rotas a seguir e dos objectivos a alcançar. O cenário pode acontecer na Líbia, no Afeganistão ou no Iraque. Mas esta semana, tudo não passou de um exercício que a Base Aérea 5, em Monte Real, coordenou – Real Thaw 2011.

O REGIÃO DE LEIRIA acompanhou o exercício.

Leia a reportagem na edição em papel de 8 de Abril de 2011 e veja aqui o vídeo e as fotografias:

 

 

Marina Guerra (textos)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.