Assinar
Sociedade

Quem mora no “outro” mosteiro da Batalha?

Espreitar para o interior do outro mosteiro da Batalha, o Mosteiro da Visitação, edificado na Faniqueira, a cerca de um quilómetro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, não está ao alcance de todos.

Tem 75 anos, é o lar de 17 pessoas e é um jovem mosteiro. Mora nas imediações do Mosteiro da Batalha. Espreitar para o interior do outro mosteiro da Batalha, o Mosteiro da Visitação, edificado na Faniqueira, a cerca de um quilómetro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, não está ao alcance de todos.

Neste que é um dos três mosteiros da Ordem da Visitação no nosso país, moram religiosas em regime de clausura. Raras são as vezes que alguém fora da congregação visita o mosteiro. O REGIÃO DE LEIRIA fê-lo.

O regime de clausura determina que os contactos com o mundo exterior sejam habitualmente realizados atrás de grades. A irmã Maria de Lourdes é a superiora do convento e explica que o mosteiro foi construído depois da Ordem – fundada há 400 anos em França – se instalar naquela pequena aldeia, fará a 26 de Junho, 75 anos.

Leia mais na edição em papel desta semana, e confira aqui a fotogaleria.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.