Select Page

REGIÃO DE LEIRIA distinguido com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional

REGIÃO DE LEIRIA distinguido com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional

O Clube dos Jornalistas (CJ) atribuiu ao semanário REGIÃO DE LEIRIA o Prémio Gazeta de Imprensa Regional 2010.

A direcção do CJ justifica a atribuição do prémio pela “qualidade do projecto jornalístico, evidente nos textos, na paginação, na fotografia, na diversidade dos temas abordados”, sendo o produto final destacado enquanto “um sinal de qualidade (…) no panorama da Imprensa Regional”.

“A já longa história do jornal, fundado em 1935, e a difusão em toda a região, reflectem a solidez do projecto”, acrescenta a nota divulgada pelo CJ.

Ao todo, concorreram aos Prémios Gazeta, os mais prestigiados galardões atribuídos a jornalista em Portugal, cerca de uma centena de trabalhos.

O Prémio Gazeta de Mérito foi atribuído ao jornalista Adelino Gomes, de Leiria, que ao longo da sua carreira de quatro décadas e meia exerceu a profissão, a diversos níveis de responsabilidade, na rádio (RCP, Renascença, RDP, Antena 1), na televisão (RTP) e na imprensa (“Público”) “sempre com um alto nível de seriedade, isenção e rigor”.

Enveredou, com êxito, pela vida académica, depois de várias experiências como professor e formador. Enquanto jornalista, desde cedo se afirmou pela sua competência e sentido da responsabilidade social da profissão. Desde sempre cedo também, Adelino Gomes revelou-se, essencialmente, como repórter, tendo o seu nome indelevelmente ligado, por exemplo, à cobertura de acontecimentos como o 25 de Abril de 1974, o 11 de Março de 1975 e a guerra civil em Timor (na televisão), mas também a programas como o PBX ou o Página 1 (na rádio).

Adelino Gomes

“Um repórter no que esta expressão contém de mais digno – respeito pela verdade e interesse pelos factos, pelas pessoas e pela vida, ou seja, por aquilo que é a matéria-prima essencial da informação jornalística, encarada como um serviço prestado àqueles que constituem os destinatários e os potenciais beneficiários do nosso trabalho: os leitores, os ouvintes, os telespectadores”, descreve o júri dos Prémios Gazeta.

O Prémio Gazeta de Imprensa foi atribuído a Sofia Lorena, do “Público”, por um conjunto de reportagens sobre o Iraque, e oPrémio Gazeta de Rádio foi atribuído a Carlos Júlio, da TSF, pela sua reportagem “A terra a quem a trabalha”.

O Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído a Ana Sofia Fonseca pela reportagem emitida na SIC “O meu nome é Portugal”, que conta a história de uma criança moçambicana trazida para Portugal como “mascote” por soldados portugueses regressados da guerra colonial.

O Prémio Gazeta de Fotografia foi atribuído a Rodrigo Cabrita, do “Diário de Notícias”, pela foto “Amor e sofrimento na hora do Adeus”, captada na vigília que precedeu o funeral de José Saramago. O Prémio Gazeta Revelação foi atribuído a Clara Silva, do jornal “i”.

Composição do Júri: Eugénio Alves (CJ), Daniel Ricardo (CJ), Elizabete Caramelo (docente universitária), Eva Henningsen (Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernando Cascais (docente universitário), Fernanda Bizarro (free-lancer), Fernando Correia (jornalista e docente universitário), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (docente universitário) e José Manuel Paquete de Oliveira (sociólogo e docente universitário).

2 Comentários

  1. Eder candido de oliveira

    Escrevo nos templos missionários obras de Amor Perfeito.Estudando, Direito.Orando para,todas as Autoridades,Estaduais,Municipais,Jovem ~Crianças e adolescentes,os Anciões.Todas As Autoridades…Eclesiasticas…Evang.Eder e Família…

    Responder
  2. José Salgueiro

    Os meus parabéns à jornalista Clara Silva. Tive oportunidade de ler alguns dos seus textos e devo dizer que tem uma escrita sólida e pragmática. A ela e todos os colegas da redacção do i, os parabéns.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com o fim das taxas moderadoras na Saúde?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This