Assinar Edições Digitais
Sociedade

Os melhores parques de merendas do distrito estão ao virar da esquina

Os melhores parques de merendas do distrito de Leiria e Ourém estão aí, ao virar da esquina. Desde o Troncão ao Vale da Sobreira, passando pelo Tremelgo… podemos ir parar ao Samouco!

O país da manta no chão do pinhal, com o tacho de barro em cima e o arroz ainda a fumegar ficou lá atrás, há uma ou duas décadas, devidamente arrumado. Agora é de um outro que lhe vamos falar: aqui ao lado já não vemos sacos de lixo pendurados nos pinheiros da beira da estrada. Porque há todo um Portugal que continua a gostar de comer ao ar livre, mas que nos últimos anos soube criar condições para o fazer melhor que antes. 

Troncão Parque, Colmeias. É gerido pela Associação da Igreja Velha e foi inaugurado há um ano (foto: Joaquim Dâmaso)

Na região de Leiria o difícil é mesmo escolher. Talvez por ser o mais recente, elegemos aqui como jóia da coroa o Parque do Troncão, na freguesia de Colmeias, a cargo da emblemática Associação da Igreja Velha. Basta que o tempo esteja um bocadinho melhor do que tem estado por estes estranhos dias de Agosto e apetece ficar ali para sempre.

São cinco mil metros quadrados de verde (entrecortado por um ribeiro) e um conjunto de equipamentos que lhe permitem um dia bem passado. Para lá das mesas e bancos , há a churrasqueira, os sanitários, um bar e os apreciados divertimentos ao estilo parque infantil. Uma das diferenças que marcam o Troncão Parque é mesmo a existência de equipamentos similares que cativam também os adolescentes – e até os adultos, que também ali podem fazer exercício.

Já que a freguesia faz fronteira com o concelho de Pombal, podemos seguir para Vermoil e procurar o Parque de Santo António das Pinheiras, que nasceu à volta da capela de Stº António. É muito procurado por grupos para encontros e basta contactar a associação dos amigos do parque para utilizar os equipamentos.

Ainda no concelho de Pombal merece destaque o Parque de Vale da Sobreira, na freguesia de Mata Mourisca, que conta até com uma piscina. E também o da Fonte da Pedra, no Louriçal, que oferece um parque infantil, para além de todos os equipamentos.

Podemos regressar a Leiria pela EN 109 e fazer uma próxima paragem no Parque da Lagoa, na freguesia da Ortigosa. Ali, quase tudo é possível: pode jogar basquetebol ou futebol (tem campos para isso), deixar que as crianças se divirtam no parque infantil ou então incentivá-las a aprenderem as regras de trânsito numa pista rodoviária única na região.

Esta é apenas uma pequena volta – possível de fazer num dia – no admirável mundo dos parques de merendas, que são também de lazer. Há muitos que já conheceram melhores dias, mas há ainda aqueles que são pequenas pérolas na mancha verde do litoral. O Turismo de Leiria-Fátima contabiliza 34 em www.rt-leiriafatima.pt.

 

Dez sugestões de parques de merendas na região:

Vale da Sobreira, na Mata Mourisca (Pombal)

Fonte da Pedra, no Louriçal (Pombal)
Pisão, na Bajouca (Leiria)
Parque da Barosa (Leiria)
Parque da Barroquinha, na freguesia da Maceira (Leiria) 
Tremelgo (Marinha Grande)
Samouco (Marinha Grande)
Pia do Urso, S. Mamede (Batalha) próximo do único 
parque sensorial do país 
Parque do Arrimal (Porto de Mós)

Mata do Gaio (Alcobaça)

 (Se desejar sugerir outros parques de merendas, utilize o espaço reservado a comentários deste texto)

Paula Sofia Luz