Assinar Edições Digitais
Sociedade

Idosos à conquista dos Olímpicos em Pombal

Idosos a jogar raquetes ou bowling? Estas são apenas duas das actividades previstas nas I Olimpíadas Séniores de Pombal, que acontecem quarta-feira, e para as quais já estão inscritas 190 pessoas.

Idosos a jogar raquetes ou bowling? Sim, é possível, e acontece já na próxima quarta-feira. Estas são apenas duas das actividades previstas nas I Olimpíadas Séniores de Pombal, para as quais já estão inscritas 190 pessoas.

Todos os participantes são utentes dos lares e instituições particulares de solidariedade social do concelho, mas inscreveram-se por iniciativa própria, respondendo ao desafio lançado pelo município. “Com a população a envelhecer, temos consciência que há que dar uma atenção especial a estas pessoas, proporcionar-lhes uma vivência mais rica”, nota o vereador da Acção Social, Fernando Parreira.

Esta é apenas uma entre as várias iniciativas que a Câmara de Pombal dedica à população sénior. E o número actividades tem tendência para crescer: a autarquia quer criar um plano estratégico para a terceira idade, que prevê a elaboração de um planeamento de actividades anuais para os mais velhos.

Na quarta-feira, as provas desportivas – não se trata de competições, mas sim de momentos de convívio, frisa Fernando Parreira – acontecem a partir das 15 horas, na zona desportiva. São nove as modalidades à escolha dos idosos: jogo da malha, petanca, jogo do lenço, dança da laranja, corrida de colheres, raquetes de praia, bowling e aeróbica.

Os idosos das 17 freguesias do concelho deverão voltar a reunir-se, no máximo, em Novembro. Para o início do mês está prevista uma tarde cultural no Teatro Cine, em que os artistas a subir ao palco serão precisamente os seniores, adianta Fernando Parreira.

Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt