Assinar
Desporto

João Silva é tricampeão europeu de sub-23

O beneditense João Silva revalidou o título de Campeão Europeu do escalão Sub23 e sobe, pela terceira vez na sua carreira, ao lugar mais alto do pódio dos Europeus do escalão

Terminou há instantes em Eilat a competição masculina dos Campeonatos Europeus do escalão Sub23. Perante uma concorrência elevada João Silva revalidou o título e sobe, pela terceira vez na sua carreira, ao lugar mais alto do pódio dos Europeus do escalão.

A prova foi disputada sob grande calor e com vento intenso. No final dos 1500 metros de natação formava-se um grupo na liderança da prova com cerca de 20 unidades onde se incluíam os cinco atletas portugueses.
Na segunda das sete voltas que compunham os 40Km de ciclismo formou-se um grupo fugitivo constituído pelo francês Aurélian Raphael e pelo russo Andrey Bryukhankov. Volta após volta este duo foi ganhando terreno para o grupo dos restantes candidatos ao triunfo, chegando à segunda transição com 1:10s de vantagem.

Quando os atletas da frente chegaram à transição e iniciariam as quatro voltas em que se dividiam os 10Km de corrida o vento e o calor faziam-se sentir ainda com maior intensidade. O duo da frente conseguiu manter-se isolado até ao final da primeira volta ao percurso. A partir desse momento ficou na frente um grupo de 10 unidades, entre as quais 3 portugueses: João Silva, Pedro Laginha Palma e Miguel Arraiolos.

Finalmente, na terceira volta, o italiano Davide Uccellari acelerou, fragmentou o grupo e apenas João Silva lhe resistiu. A partir do meio desta terceira volta o português passou para frente e imprimiu um ritmo que deixou o italiano definitivamente trás. Com este feito João Silva conquistou o seu terceiro título europeu sub23 (2008, 2010 e 2011) e a 12ª medalha da carreira em provas individuais.

Fonte: Federação de Triatlo de Portugal

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados