Assinar Edições Digitais
Desporto

Onda da Nazaré nomeada para Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012

Garrett McNamara, que lidera o projecto ZON North Canyon Show 2011, entrou na corrida para os Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, considerados os óscares do surf de ondas grandes

Garrett McNamara, que lidera a missão de exploração ZON North Canyon Show 2011, entrou na corrida para os Billabong XXL Global Big Wave Awards 2012, considerados os “óscares” do surf de ondas grandes.

O surfista havaiano está a concurso na categoria de “Biggest Wave”, com uma onda surfada a 17 de Outubro na Praia do Norte, na Nazaré. É a primeira vez que uma onda portuguesa é referenciada neste galardão.

O surfista apanhou em tow-in a maior onda do ano, a maior dos três dias de ondulação na Praia do Norte, e é com esta onda nazarena que Garrett McNamara está entre os seleccionados para a categoria “Biggest Wave”.

“Esta praia é um desafio. Precisamos de ter a certeza de que estamos no lugar certo. Esforcei-me para estar na melhor posição e decidi avançar. Não tinha ideia de como a onda era grande, estava apenas entusiasmado por finalmente remar para uma onda na Praia do Norte. Estou ansioso pela próxima ondulação para que possa surfar de novo”, disse Garrett McNamara.

As imagens do fotógrafo português Wilson Ribeiro estão no site do evento em http://www.billabongxxl.com/biggest_wave/index.html, na categoria “Biggest Wave”. Os vencedores vão ser anunciados na cerimónia que vai ter lugar em Março do próximo ano.

Fotografia: POLVO/Jorge Leal e Wilson Ribeiro