Assinar
Sociedade

Câmara de Leiria corta na iluminação de Natal e poupa 55 mil euros

“Fortes restrições orçamentais” levaram a Câmara de Leiria a suspender este ano as iluminações e o projecto Aldeia de Natal. Com esta medida, a autarquia pretende poupar cerca de 55 mil euros

“Fortes restrições orçamentais” levaram a Câmara de Leiria a suspender este ano as iluminações e o projecto Aldeia de Natal. Com esta medida, a autarquia pretende poupar cerca de 55 mil euros, correspondentes ao montante gasto o ano passado com as duas rubricas.

Ainda assim, a Câmara projectou algumas actividades para animar a cidade durante a quadra natalícia num “formato adequado às contingências actuais” e “sem custos directos para o município”, explicou Gonçalo Lopes, vereador da Educação e da Cultura, quarta-feira, em reunião de Câmara.

Este ano, não verá o comboio do Pai Natal circular por Leiria, mas está prometida uma “Viagem do Pai Natal”, entre 1 de Dezembro de 2011 e 8 de Janeiro de 2012, por vários núcleos de actividades.

Uma mostra de esculturas em material reciclado – Incentivarte -, aberta à participação de todas as escolas públicas e privadas do concelho de Leiria, dos 2º e 3º ciclos e secundárias pretende animar as ruas da cidade.

A exemplo de anos anteriores, a “Fábrica do Pai Natal” regressa ao edifício do Banco de Portugal, com diversas propostas para os mais novos, desde exposição de legos, expressão dramática, horas do conto, oficinas, ginásio e brincadeiras livres, enquanto outros museus do concelho aderem ao projecto com a oferta de actividades para várias idades.

Haverá ainda espaço para o “Recreio dos duendes” no Largo do Papa, onde será montada uma tenda com insufláveis, numa parceria com a Acilis. Muito perto, no Jardim Luís de Camões, a “Praça dos Reis Magos” irá acolher as instituições de solidariedade social do concelho. Além do “Corredor da Solidariedade”, haverá lugar para um palco e animação programada.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
foto de arquivo: Joaquim Dãmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
In fieri