Assinar
Desporto

McNamara volta a fazer história e surfa onda de 30 metros (vídeo)

Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre. Esta onda foi apanhada na Praia do Norte, na Nazaré, e está estimada em cerca de 90 pés (cerca de 30 metros)

Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre. Esta onda foi apanhada por McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, no decorrer do projecto ZON North Canyon Show 2011, e está estimada em cerca de 90 pés (cerca de 30 metros).

Garrett McNamara estava a fazer Tow In com os surfistas Andrew Cotton (UK) e Al Mennie (Irlanda) na Praia do Norte, quando apanhou a onda.

O irlandês Al Mennie descreveu o momento: “Tudo parecia perfeito, o tempo, as ondas. Eu e o Cotty surfámos duas ondas grandes com cerca de 60 pés e depois, quando o Garrett estava pronto, veio uma onda do ‘canhão’ talvez com mais 30 pés. Estava escrito. Como estava a fazer segurança no jet ski estava no melhor lugar para vê-lo surfar a maior onda que já vi. Foi incrível. A maioria das pessoas iria parecer assustada mas o Garrett estava a controlar quando descia a parte crítica da onda. Foi uma surfada inspiradora por um surfista inspirador. Depois da surfada o mar acalmou. Ficamos lá só a absorver o que tinha acontecido e tudo o que estava à volta. Que dia!”

Recentemente, Garrett McNamara surfou uma onda de 20 metros que entrou para as maiores ondas do mundo nomeadas para os “óscares” do surf, pela Billabong.

De acordo com o Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa, “a proximidade do ‘Canhão da Nazaré’ à Praia do Norte promove uma situação de empolamento com intensidade significativa. As condições de direcção de ondulação e vento verificadas potenciam este fenómeno de empolamento”.

“Por esta hora (9:00 AM), uma das bóias de monitorização do ‘Canhão da Nazaré’ registou uma onda com cerca de 8 metros ao largo da Nazaré. Com uma direcção de ondulação WNW com vento favorável, é razoável concluir que esta onda sofreu um significativo efeito de empolamento característico deste local.” “Sinto-me abençoado por ter sido convidado a explorar este fenómeno e este sítio especial. As ondas aqui são muito misteriosas”, afirmou Garrett McNamara.

Foto: Nazaré Qualifica/Jorge Leal & Wilson Ribeiro

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados