Assinar
Sociedade

Assembleia Municipal exige ao Governo ponte provisória entre as praias da Vieira e Pedrógão

A Assembleia Municipal de Leiria aprovou sábado por unanimidade uma moção que exige ao Governo uma ponte provisória que ligue a Praia da Vieira, na Marinha Grande, à Praia do Pedrógão, em Leiria.

A Assembleia Municipal de Leiria aprovou sábado por unanimidade uma moção que exige ao Governo uma ponte provisória que ligue a Praia da Vieira, na Marinha Grande, à Praia do Pedrógão, em Leiria.

A moção surge após a interdição da Ponte das Tercenas, que liga estas duas localidades, determinada por despacho do Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, datado de 28 de outubro.

Os deputados da AM de Leiria exigiram que o Governo instale “de imediato uma ponte provisória que assegure a acessibilidade local por aquela via, tanto mais que o despacho alude à inexistência de travessias alternativas, enquanto decorrer o concurso e a obra”.

No início de novembro, o Governo deu instruções para acelerar o concurso para substituir a ponte que fica situada no concelho da Marinha Grande – que mandou encerrar por razões de segurança -, mas negou que se tratasse de uma verdadeira urgência.

A Câmara da Marinha Grande já aprovara uma moção, no final de outubro, em que exigia ao Governo que avançasse rapidamente com a obra prometida e, enquanto durasse o concurso e a construção, em erigir uma travessia provisória.

O documento aprovado na Assembleia Municipal de Leiria lembra que “o hiato de tempo que ocorre entre o concurso público existente e a concretização da empreitada” não será “nunca inferior a 18 meses”.

Por outro lado, a moção apresentada pelos deputados socialistas considera que “a interdição da atual ponte afeta de forma muito significativa as populações locais, em especial a Praia do Pedrógão”, assim como “a economia da região”.

A moção será enviada ao Primeiro-Ministro, à ministra da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e ao presidente do Instituto da Água.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados