Assinar
Cultura

Beatbombers: djs de Caldas da Rainha são campeões mundiais de “turntablism”

A dupla Beatbombers, constituída pelos djs Ride e Stereossauro, de Caldas da Rainha, venceu sábado o Campeonato do Mundo IDA de “scratch/turntablism”, disputado na Polónia.

A dupla Beatbombers, constituída pelos djs Ride e Stereossauro, de Caldas da Rainha, venceu sábado o Campeonato do Mundo IDA de “scratch/turntablism”, disputado na Polónia.

Entre equipas de djs de dez países, Ride e Stereossauro impressionaram o júri e o público de Cracóvia, conquistando pela primeira vez para Portugal o título mundial nesta especialidade, que consiste em fazer música manipulando o prato fonográfico, samples e outros sons na mesa de mistura, transformando-a num instrumento para tocar, misturar e criar composições musicais.

foto: Monika Stolarska
Beatbombers (foto: Monika Stolarska)

Ride e Stereossauro venceram na categoria “Show”, atingindo uma pretensão antiga:

“É um sonho antigo tornado realidade. Virámos uma página no turntablism nacional e escrevemos os nossos nomes e o de Portugal no scratch internacional. Queremos continuar a competir como equipa e subir a fasquia, até porque este é apenas o terceiro campeonato em que participamos”, afirmam.

Em 2010, os Beatbombers tinha sido vice-campeões no Campeonato do Mundo da IDA (o vídeo refere-se a essa participação). Nos últimos meses, os títulos acumularam-se: obtiveram o título na categoria “Team/Equipas”, no campeonato nacional DMC Portugal, em Setembro, e sagraram-se campeões nacionais, na categoria “Show” do campeonato nacional IDA Portugal, em Novembro.

Foi aí que conseguiram o passaporte para o Mundial na Polónia, que lhes garantiu o título no dia 3 de Dezembro.

(Leia mais sobre o título dos Beatbombers na edição do REGIÃO DE LEIRIA em papel de 9 de Dezembro de 2011)

 

Beatbombers no IDA 2010:

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.