Assinar
Sociedade

Saiba onde e como contribuir para ajudar quem mais precisa (actualizada)

Campanhas de solidariedade não faltam no distrito de Leiria neste final de ano. Saiba onde e como pode contribuir para ajudar os mais necessitados, com a oferta de alimentos, vestuário, material escolar, tampinhas ou escovas de dentes.

Campanhas de solidariedade não faltam no distrito de Leiria neste final de ano. Saiba onde e como pode contribuir para ajudar os mais necessitados, com a oferta de alimentos, vestuário, material escolar, tampinhas ou escovas de dentes.

Campanha de Natal “O brinquedo e o chupa”

A Policlínica D. Nuno, os Bombeiros Voluntários e a Loja Social da Batalha uniram-se este Natal para lançar a campanha “O brinquedo e o chupa”. A iniciativa visa a recolha de brinquedos e guloseimas. Os donativos podem ser entregues até dia 20, nas instalações da Policlínica.

ACSismaria recolhe alimentos

A realização do VIII Torneio de Natal Luciano, promovido pela ACSismaria, Marrazes, é também pretexto para uma acção de recolha de alimentos. A iniciativa, que conta com a parceria da Conferência S. Vicente de Paulo, decorre no local do torneio, no pavilhão da Gândara dos Olivais, das 9h30 às 19h30.

Exposição de veículos Todo-o-Terreno a favor da APPC-Leiria

Três viaturas participantes na 14ª edição das 24 horas Todo-o-Terreno de Vila Fronteira estão expostas este fim-de-semana no Largo do Papa Paulo VI, em Leiria. Pode surgir a possibilidade de uma voltinha num Ferrari. Basta para tal contribuir com alguns alimentos, bens de primeira necessidade ou um donativo a favor da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria. A iniciativa conta com o apoio e a presença dos pilotos Ezequiel Reis, Sérgio Brites, Alexandrino Dinis, Mário Duarte, Filipe Nascimento, Pedro Loureiro e Cesário Santos.

Livros de colorir a favor das crianças da Guiné

Parte da venda do livro de colorir “A papaia mágica“, da Chiado Editora, reverte a favor do projecto da Associação Afectos com Letras, que apoia 200 crianças que frequentam a escola de Djoló e a creche de Varela, na Guiné Bissau. O livro pode ser adquirido online nas lojas FNAC, Bertrand, Bulhosa ou Wook. O livro custa dez euros, sendo que cinco revertem a favor daquele projecto solidário.

“Natal para todos” em Pombal

A Associação Pombal Jovem promove até 22 de Dezembro uma recolha de bens alimentares, no âmbito da campanha “Natal para Todos”. Os donativos podem ser entregues na sede da associação, no mini-mercado “O Mercadinho“, no café das Bombas, em Ramalhais, e no mini-mercado “Carolino, em Abiúl. Na próxima segunda-feira, os interessados podem também contribuir com donativos na acção a decorrer no Intermarché de Pombal. Os bens serão entregues dias 23 e 24 a algumas famílias carenciadas indicadas pelos serviços da Câmara Municipal.

Troque abraços e partilhe afectos em Leiria

Sendo o Natal tempo de partilha e convívio, a Iguarias do Tempo quis aproveitar o momento para partilhar afectos e promover abraços. Este domingo, dia 18, pode oferecer abraços, sem quaisquer custos, nas ruas de Leiria para relembrar a importância dos afectos. O encontro está marcado às 15 horas, junto ao Teatro José Lúcio da Silva.

“Dar as mãos” em Pombal

A APEPI está a promover um banco de voluntariado em parceria com a Associação de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, Associação de Pensionistas Reformados e Aposentados de Pombal, Centro Social de São Pedro, Associação Social Cultural e Recreativa da Cumeira, Cercipom e Câmara de Pombal. Quem estiver interessado  e disponibilidade para oferecer algum do seu tempo pode integrar o projecto “Dar as mãos” como voluntário. Para mais informações ou inscrições, contacte as instituições parceiras ou consulte a página da Câmara Municipal na internet, até 31 de Dezembro.

Escovas de dentes para a Guiné Bissau

A Associação Afectos com Letras pretende angariar 200 escovas de dentes e outras tantas pastas dentífricas para as crianças da escola de Djoló e da creche de Varela, na Guiné Bissau. A campanha decorre até 21 de Dezembro e pretende aproveitar a III Missão Solidária Guiné Bissau e a colaboração de um dentista para fazer chegar as escovas e as pastas a quem precisa. Os donativos podem ser entregues, em mãos ou por via postal, na morada da associação, em Pombal: Rua Engº Guilherme Santos, 2 – Escoural – 3100-36 Pombal.

ADAV- Leiria precisa de leite, cereais e fraldas

A Associação de Defesa e Apoio da Vida de Leiria precisa de leite, papas, cereais e produtos de higiene, como fraldas, cremes, sabonetes, champô, entre outros. para o efeito promove uma acção de recolha, no espaço que ocupa no Corredor da Solidariedade, No Jardim Luís de Camões, até 23 de Dezembro. Entre as 12 e as 18 horas. Ovos, mantas para bebés, parques para crianças, cadeiras para o carro, brinquedos com luzinhas (1-2 anos), brinquedos didácticos, pijamas (1 ano), carrinhos de bebé e capas para a chuva, soutiens de amamentação, gorros, mobília para quarto (cama e roupeiro), bodies e babygrows, roupa de criança, malas, sapatos para crianças dão outras necessidades da ADAV-Leiria.

Livros, alimentos e material escolar para O Girassol

Material escolar, livros de literatura juvenil e livros para pintar, alimentação diversa e artigos de higiene são alguns bens que fazem falta ao centro de acolhimento de crianças O Girassol, na Marinha Grande. Até 16 de Dezembro, a empresa Anphis promove uma campanha de angariação de fundos e donativos a favor da instituição. Podem ser entregues resmas de papel, cadernos, canetas, lápis, plasticina, borrachas, cola, tesoura, guaches, réguas, esquadro, etc; livros de literatura juvenil e livros para pintar; leite, salsichas, atum, arroz, massas, óleo, cereais, azeite, chocolate para o leite , grão, bolachas, batatas fritas, ananás enlatado, pêssego enlatado; fraldas, toalhetes, sabonetes, champô, gel de banho, creme para o corpo, ou brinquedos.

Presentes Solidários a favor do Gungo

A campanha Presente Solidário permite contribuir directamente para a melhoria das condições de vida de inúmeras famílias dos países lusófonos. Ao comprar um Presente Solidário, o seu dinheiro será entregue às instituições parceiras deste projecto, que trabalham directamente com as populações e que farão a entrega dos bens a quem deles mais precisa. Um dos projectos beneficiados é a missão que a Diocese de Leiria-Fátima tem em Angola com vista à construção de manilhas para abertura de poços e cisternas na missão do Gungo (Sumbe). Pode colaborar nesta campanha a favor do Gungo ou de outro projecto através do site www.presentessolidarios.pt.

Espaço solidário na Vila Natal

Óbidos Vila Natal acolhe um espaço solidário com a exposição/venda de produtos artesanais a preços simbólicos realizados por seniores e pessoas desfavorecidas do concelho. A iniciativa, que conta com a participação de nove dos 12 centros de convívio da rede Melhor Idade, do projecto Ódesign e dos Guias de S. Lourenço, decorre até 3 de Janeiro, de quinta-feira a domingo.

Recolha de tampinhas a favor do Martim

Prossegue entretanto a recolha de tampinhas a favor do pequeno Martim, de três anos, residente em Ortigosa, Leiria. O menino sofre do Síndrome Nefrótico Congénito do tipo Finlandês  (insuficiência renal grave) e precisa de algumas ajudas técnicas. Vários contributos já permitiram comprar um andarilho, mas a família mantém a esperança de poder ir ao estrangeiro em busca de respostas e de eventuais tratamentos que permitam ao Martim submeter-se a um transplante renal. Entretanto, já foram recolhidas mais de duas toneladas. Existem pontos de recolha nas piscinas municipais de Leiria, em vários estabelecimentos comerciais de Ortigosa, Souto da Carpalhosa, Monte Real, Monte Redondo, Carreira e Guia, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ortigosa, e em algumas escolas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 919 367 874 ou pelo email sfeteira@sapo.pt


Secção de comentários

    • rleiria disse:

      Podemos confirmar que estão a decorrer campanhas de angariação de fundos a favor do pequeno Martim Sopas, de três anos, residente em Ortigosa, Leiria, portador de Síndrome Nefrótico tipo Finlandês. Para mais informações sobre as ações em curso, sugerimos que consulte a página dedicada ao Martim no Facebook.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
In fieri