Assinar Edições Digitais
Cantinho dos Bichos

Há uma gata entre os livros da Secundária Domingos Sequeira (fotogaleria)

Lya é a protagonista de uma história de afetos que marca desde o início do ano letivo a atividade da biblioteca da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.

Lya é a protagonista de uma história de afetos que marca desde o início do ano letivo a atividade da biblioteca da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.

“Não foi um acidente. Foi uma gata muito desejada e planeada”, revelam as docentes e “tutoras” Natália Caseiro e Ana Paula Catarino, que há muito alimentavam a ideia de adotar uma gata, talvez por existir “uma mística entre os gatos e os livros”.

Mais do que animar o espaço, “Lya é um instrumento interessante de marketing. Há alunos que aqui vêm por causa dela”, contam. Mas não só. Lya já foi modelo fotográfico para uma exposição, e as suas “insónias noturnas” tema de concurso literário. Quanto ao nome, não foi escolhido por acaso. Foi também objeto de concurso com direito a júri.

Natália Caseiro e Ana Paula Catarino, que alimentam e cuidam da gata de manhã, aos fins de semana e durante as férias, encontraram-na na Associação Protectora dos Animais da Marinha Grande (APAMG). Tinha sido recolhida no verão num pinhal com crias. Terá cerca de ano e meio e está esterilizada. Não sai da biblioteca mas também não parece querer sair.

A timidez das primeiras semanas deixou entretanto lugar a uma personalidade vivaça, curiosa e atrevida, Gosta de passar o dia a esgueirar-se entre os livros, correr atrás de um rato de peluche, saltar para o colo dos leitores ou descansar num duplex de cartão decorado a preceito, onde também “deixa” sugestões de leitura para os visitantes. Já as manhãs são habitualmente preenchidas à janela com vista para o Castelo e para o portão da escola, onde acompanha a chegada dos alunos e professores.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt