Assinar
Cultura

Carnaval da Nazaré leva milhares de foliões hoje ao Monte de S. Bartolomeu

Oito a dez mil foliões sobem nesta sexta-feira as centenas de degraus que levam ao Monte de S. Bartolomeu, marcando o arranque do Carnaval da Nazaré.

Oito a dez mil foliões sobem, na sexta-feira, as centenas de degraus que levam ao Monte de S. Bartolomeu, marcando o arranque do Carnaval da Nazaré com uma romaria que culmina com um piquenique à volta de fogueiras.

Festa de S. Brás é um dos destaques do Carnaval da Nazaré

“Normalmente a romaria movimenta entre oito a 10 mil pessoas que se juntam em grupos para subir ao monte, onde assam chouriços e carnes, num piquenique que culmina com um baile”, disse à Lusa Rui Silva, da comissão organizadora do Carnaval da Nazaré.

A tradicional festa de S. Brás (a 3 de fevereiro) e romaria ao monte de S. Bartolomeu marca, há décadas, o arranque do Carnaval na Nazaré, atraindo “pessoas de toda a região” para participar “numa espécie de desfile alegórico, com muitos mascarados, mas sem carros”, explica Rui Silva.

A romaria ao monte cujo cume se situa a 156 metros de altura, é feita através de uma extensa escadaria com “perto de 300 degraus” que, segundo Rui Silva, “não desincentiva os foliões que não querem perder a grande animação da festa”.

No sopé do monte, onde milhares de pessoas acampam durante todo o dia, é feita a apresentação dos reis do Carnaval, Maria da Ascensão Quinzico Codinha (rainha) e de Eduardo José da Silva Hespanhol (rei), que este ano iniciam o reinado sob o lema “Carnaval 2012 ca crise é pu pescôce”.

A crise “obrigou a alguns cortes nos custos” de preparação dos 15 carros alegóricos em que a comissão prevê gastar “cerca de 20 mil euros” e que serão a principal atração dos desfiles de domingo e de terça-feira de Carnaval.

Rui Silva garante que “não haverá cortes na animação” do Carnaval que movimenta entre 3.500 a 4.000 figurantes e que anualmente atrai à marginal da vila muitos milhares de visitantes.

Depois da romaria, o Carnaval nazareno terá como pontos altos o desfile das crianças (dia 17), a passagem de testemunho dos reis (dia 19), os corsos de domingo (dia 19) e terça-feira (dia 21) e, finalmente, o enterro do Entrudo, a 22 de fevereiro.

E para que os festejos decorram com maior segurança os Serviços Municipalizados da Nazaré disponibilizam um serviço especial de transporte de passageiros, nas noites de 4 para 5, de 11 para 12, e de 18 a 22 de fevereiro.

Os autocarros urbanos partem, entre a 1:00 e as 6:00, de meia em meia hora, no Sítio, junto à Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, e de hora a hora, na Praça Manuel de Arriaga, na praia.

O percurso vai da Praça Dr. Manuel de Arriaga, passando pela Pederneira, Rio Novo, Nova Nazaré, Calhau e Sítio, com retorno ao centro da vila.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados