Assinar
Sociedade

Distrito de Leiria já está em situação de seca severa

O distrito de Leiria está numa situação de seca severa, adianta o último relatório do Instituto de Meteorologia, divulgado ontem, quarta-feira.

O distrito de Leiria está numa situação de seca severa, adianta o último relatório do Instituto de Meteorologia, divulgado ontem, quarta-feira.

O documento refere-se à situação no país a 15 de Fevereiro e revela que “a situação de seca agravou-se em termos de intensidade”, sendo que três quartos do território continental português se encontra em situação de seca severa ou extrema.

Em apenas duas semanas, a percentagem do continente português em seca severa subiu de 11 para 70%, revela o relatório divulgado ontem. É o caso do distrito de Leiria que, no final de Janeiro se encontrava em situação de seca moderada, estando a 15 de Fevereiro integralmente em situação de seca severa. Entretanto, cinco por cento do continente encontra-se já em situação de seca extrema, avança igualmente o Instituto de Meteorologia.

O IM refere que a precipitação nos primeiros 45 dias do ano assume um valor muito próximo do registado no mesmo período da última seca meteorológica do ano de 2005. O estado do tempo no território do continente, avança o IM, “tem vindo a ser influenciado, desde o início de fevereiro, por sistemas de altas pressões que transportam na sua circulação ar frio e seco, com trajeto continental”.

O IM prevê a manutenção de tempo seco até dia 23. No entanto, refere “existe uma tendência para o enfraquecimento do anticiclone e uma mudança da direção do vento para oeste a partir de dia 21, com previsão de subida da temperatura mínima e aumento da nebulosidade”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados