Assinar
Cultura

Igreja da Misericórdia vai candidatar-se à Rede de Judiarias de Portugal

A solução para recuperar a Igreja da Misericórdia, no centro histórico de Leiria, pode passar pela integração na Rede de Judiarias de Portugal.

A solução para recuperar a Igreja da Misericórdia, no centro histórico de Leiria, pode passar pela integração na Rede de Judiarias de Portugal.

Igreja da Misericórdia pode receber centro de cultura judaico-cristã (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Se o projeto da Câmara Municipal, em parceria com a Misericórdia de Leiria (proprietária do imóvel), for por diante, aquele espaço antes dedicado ao culto religioso será transformado num centro de encontro da cultura judaico-cristã.

E, neste espírito, poderia mesmo acolher a recriação de uma das primeiras tipografias a funcionar em Portugal, cujos registos remontam ao final do século XV.

Para já, prepara-se uma candidatura a fundos europeus da Rede de Judiarias de Portugal, à qual Leiria pode aderir, explica o presidente do município, Raul Castro.

A recuperação da Igreja da Misericórdia, também para eventos culturais, contribuiria para reabilitar a zona e atrair turistas, diz.

(notícia publicada na edição de 10 de fevereiro de 2012)

 
Veja a fotogaleria da Igreja da Misericórdia
 

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.