Assinar
Sociedade

Instalação de painéis solares permitiu à Câmara de Alvaiázere poupar 18 mil euros/mês

A instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios da Câmara de Alvaiázere já permitiram poupar na fatura da eletricidade 18 mil euros mensais, revelou hoje fonte da autarquia.

A instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios da Câmara de Alvaiázere já permitiram poupar na fatura da eletricidade 18 mil euros mensais, revelou hoje fonte da autarquia.

Depois de uma escola, do mercado municipal, de um pavilhão desportivo, das piscinas e da biblioteca local, os mais recentes painéis fotovoltaicos foram colocados na cobertura do pavilhão multiusos.

Neste momento o investimento atinge os 120 mil euros que, segundo a Câmara de Alvaiázere, “será recuperado no máximo em oito anos”, pelo que “após esse período a autarquia passará a ter ganhos diretos e efetivos”.

O município apoiou em 12.500 euros cinco juntas de freguesia que tomaram a iniciativa de seguir o exemplo municipal, produzindo e vendendo energia elétrica à EDP.

O investimento inicial, garantem os responsáveis camarários, “é integralmente suportado por capitais próprios, oriundos exclusivamente dos cofres do município, sem quaisquer incentivos ou comparticipação externa”.

A autarquia de Alvaiázere sublinha que com esta iniciativa contribuiu também para a redução das emissões de CO2 e, ao mesmoo tempo, sensibilizar os cidadãos para a adoção de boas práticas em matéria de eficiência energética.

Lusa


Secção de comentários

  • Nuno disse:

    Se investiram 120 mil e recuperam 18 mil por mês, deveria recuperar o investimento em cerca de 7 meses (120/18=6,666) e não em cerca de 96 meses (oito anos). Onde está a gafe? Provavelmente recuperam 18 mil por ano e não por mês…

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados