Assinar
Cultura

“Act-in-Art” no jardim-de-infância recebe prémio europeu

O Jardim-de-Infância de Porto de Mós recebeu o segundo prémio do concurso europeu eTwinning. “Act-in-Art” foi distinguido pelo júri.

Maria José Silva, educadora no jardim-de-infância de Porto de Mós, não podia estar mais satisfeita. O projeto de educação pelas artes, que dinamizou o ano passado com congéneres da Grécia, Letónia, Áustria e França, mereceu o reconhecimento do júri do concurso europeu eTwinning, que o premiou com o segundo lugar na categoria etária dos 4 aos 11 anos.

Maria José Silva com as crianças que participaram no projeto (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Através do Act-in-Art, um dos nove projetos vencedores de entre mais de 300 submetidos a concurso, as crianças descobriram o admirável mundo da pintura, do génio de Picasso ao talento de Monet e versatilidade de Da Vinci.

Uma aventura que partilharam com crianças de outras culturas. “É fantástico. Não estava à espera do segundo lugar”, confidencia-nos Maria José Silva, que desde 2005 integra a rede eTwinning.

Já a maioria dos seus alunos do ano passado está hoje no 1º ciclo, talvez com uma perspetiva diferente do mundo. “Os pais dizem que foi algo que os marcou”, refere Maria José Silva, acreditando que a mensagem de que “não há uma só maneira de representar o mundo, nem uma só correta”, terá passado.

E porque as ideias não param de brotar, Maria José Silva abraçou um novo desafio: ensinar inglês a brincar.

“Andamos com muita calma, mas já sabem contar até dez, as cores, o nome de animais e cumprimentam com um hello os outros meninos quando fazemos uma vídeoconferência”.

(notícia publicada na edição de 23 de março de 2012)

MR

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados