Assinar
Cultura

Leiria recebe “Gesto”, filme sobre os mundos do silêncio e do som

“Gesto”, um filme que conjuga o português com a língua gestual, é exibido em Leiria, quarta-feira, dia 14 de março, no Teatro José Lúcio da Silva.

“Gesto”, um filme que conjuga o português com a língua gestual, é exibido em Leiria, quarta-feira, dia 14 de março, no Teatro José Lúcio da Silva.

O elenco é composto por jovens surdos, e conta ainda com participações especiais de Alexandra Lencastre, Adriano Luz e José Raposo. O filme leva o espcetador a uma viagem ao interior da comunidade surda, numa história de amor e superação.

“Gesto”, de António Borges Correia, tem tido forte impacto junto da comunidade surda, seus familiares, professores e intérpretes, mas também junto dos “ouvintes”, pela sensibilização e pelo contraste entre dois mundos, de som e silêncio.

Trata-se da história de António, que tem 18 anos e é surdo profundo. Quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador, quer fazer filmes para todos, surdos e ouvintes. Ao mesmo tempo vive o primeiro amor com Irina, uma jovem surda, que não compreende o facto de António querer sair da escola e do país.

O filme foi apresentado na Gulbenkian e teve uma projeção no Doc Lisboa em outubro. Tem o apoio institucional da UNICEF, do Instituto Nacional para a Reabilitação e da Fundação Gulbenkian. Ganhou ainda um Galardão da Inclusão na categoria “Media”, iniciativa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria.

Em Leiria, para esta quarta-feira, está agendada uma sessão às 14h30, para escolas do 2º e 3º ciclos (bilhetes: 2 euros), e outra às 21h30 para o público em geral (4 euros).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados