Assinar
Sociedade

Restaurante e habitação vão nascer no edifício da Tipografia Lis

No edifício onde funcionou até 2009 a Tipografia Lis, na rua João de Deus, em Leiria, irá nascer em breve um novo projeto que inclui restaurante com esplanada e uma habitação.

No edifício onde funcionou até 2009 a Tipografia Lis, na rua João de Deus, em Leiria, irá nascer em breve um novo projeto que inclui restaurante com esplanada e uma habitação.

Fotomontagem do projeto de requalifi cação do antigo edifício na Rua João de Deus

As obras, da responsabilidade da Vítor José Coelho – Agroturismo e Promoção de Eventos, estão prestes a começar, adiantou ao nosso jornal o responsável, que estima em cerca de 155 metros quadrados a área a afetar ao restaurante e em 55 metros quadrados a da esplanada, que ocupará o logradouro privado do edifício.

A zona de habitação terá, por sua vez, dois pisos e disporá de terraço. Quanto à fachada do edifício, Vítor Coelho refere que, apesar de ter autorização para demolir, optou por mantê-la e preservar “a imagem do portão que diz
muito à cidade”.

Morador no centro histórico – que afirma apreciar particularmente -, Vítor Coelho adianta ainda lamentar a morosidade na apreciação por parte das entidades competentes dos projetos de recuperação dos edifícios degradados, bem como a falta de incentivos.

“Deveria haver maior abertura, interesse e celeridade desde o momento em que o promotor manifesta a intenção de fazer obras”, sustenta Vítor Coelho, que estima em cerca de 500 mil euros o investimento total a realizar desde a aquisição do edifício da antiga tipografia há cerca de um ano, à elaboração do projeto, da autoria do arquiteto Fernando Moreira, à conclusão da obra.

(notícia publicada na edição de 24 de fevereiro de 2012)

Martine Raínho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados