Assinar
Cantinho dos Bichos

AARLEI quer fortalecer relação entre donos e animais

A associação surgiu há quase um ano através de um grupo de amigos sensibilizado para a prestação de cuidados e auxílio aos animais

A pronúncia leva-nos a pensar que vamos falar de motas, mas na realidade é para promover a sociabilização canina e a esterilização de animais de rua que a Associação de Animais em Risco de Leiria (AARLEI) trabalha.A associação, presidida por Simão Marques, surgiu há quase um ano através de um grupo de amigos sensibilizado para a prestação de cuidados e auxílio aos animais e tem desenvolvido as suas atividades sobretudo na freguesia de Marrazes e de Leiria.

“De momento não temos sede e o trabalho passa essencialmente por trabalho de campo junto dos animais”, afirma o responsável, realçando os esforços da equipa na “redução do descontrolo de natalidade populacional através da esterilização em cães e gatos de rua, na sensibilização da população e nos resgates de animais”.

Também ainda sem canil, é pelas Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) que distribuem os animais que recolhem, até que sejam adotados ou devolvidos à rua. “O nosso principal objetivo é a esterilização de animais de rua através do método captura-esterilização-devo­lução”, refere Simão Marques. Desde janeiro de 2011, a associação esterilizou mais de 35 animais.

Paralelamente, a AARLEI organiza campanhas de angariação de alimentos e cãominhadas todos os quinze dias na Mata dos Marrazes.
“Pretendemos com estas iniciativas a sociabilização canina, a ajuda na resolução de problemas comportamentais, uma melhor compreensão do cão e fortificação da relação cão/dono”, salienta.

O próximo passeio canino acontece dia 21, a partir das 10 horas, na Aldeia do Desporto, em Marrazes, com a duração de duas horas, estando já agendados outros passeios para o dia 5 e 19 de maio.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados