Assinar Edições Digitais
Sociedade

Conclusão do IC9 aproxima Ourém do litoral

Ourém está agora mais perto do litoral. O último lanço do IC9, via que liga Nazaré a Tomar, abriu ao trânsito na tarde da passada quarta-feira.

Ourém está agora mais perto do litoral. O último lanço do IC9, via que liga Nazaré a Tomar, abriu ao trânsito na tarde da passada quarta-feira.

Sem portagens, a entrada em funcionamento da nova estrada traduz-se na “redução da extensão do percurso em cerca de 34 quilómetros e em cerca de 20 minutos”, explica a Estradas de Portugal.

O troço que agora entrou em funcionamento, com uma extensão de 40 quilómetros, permite um acesso mais rápido ao litoral da região, depois de, a 6 de abril, ter entrado em funcionamento um primeiro lanço de 17 quilómetros do IC9 que liga a Nazaré à EN1 a nascente de Aljubarrota, Alcobaça.

Em concreto, os moradores do concelho de Ourém contam agora com uma estrada que estabelece ligação direta também com a A19, na zona de São Jorge, Porto de Mós.

Aí, em menos de dez minutos podem chegar à cidade de Leiria e aos acessos à A8, A17 e A1, caso optem por circular na A19, autoestrada com portagens.

A alternativa será escolher o IC2, este último sem pagamento de portagens.

Com a conclusão do IC9, que atravessa os concelhos de Nazaré, Alcobaça, Batalha, Porto Mós, Leiria, Ourém e Tomar, estão terminadas as obras que integravam a subconcessão Litoral Oeste, rede de 110 quilómetros de estradas, dos quais 84 foram construídos de raiz.

(notícia publicada na edição de 4 de maio de 2012)