Assinar
Cultura

Propostas para festejar o Dia Internacional e a Noite dos Museus

Hoje é o Dia Internacional dos Museus, amanhã é a vez da Noite dos Museus. Conheça alguns dos “convites” para a comemoração que a agita a região neste fim de semana.

Hoje é o Dia Internacional dos Museus, amanhã é a vez da Noite dos Museus. Conheça alguns dos “convites” para a comemoração que a agita a região neste fim de semana.

Alvaiázere
Museu Municipal e Casa Municipal da Cultura
Alvaiázere não fez por menos e dedicou toda a última semana aos museus. Hoje, no Museu Municipal haverá, pelas 10h30 um atelier de instrumentos musicais. Meia hora mais tarde, destaque para a entrevista ao imperador Octávio César Augusto, subordinada ao tema “Quotidiano de um romano”. Decorrerá ainda a inauguração da exposição coletiva “Experiências e sensações” (20h30) e, pelas 21 horas, há música ao vivo com “Ciclos de palavra musicada”, de Alexandra Silva. Ao mesmo tempo, de hoje até domingo decorrem as Jornadas Internacionais do Património, na Casa Municipal da Cultura.

Batalha
Museu da Comunidade Concelhia
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha vai ter entrada livre para assinalar o dia. Pela manhã as atividades vão estar dirigidas a um público escolar. À noite as 21 horas vão dar início à outra vida das personagens históricas que vão “ganhar vida e sair das vitrinas” para contar a suas histórias. No sábado 19 maio às 16 horas é divulgado o vídeo “A encartada” seguido de um tema sobre três obras literárias de interesse histórico por Ricardo Charters d’Azevedo.

Em Caldas da Rainha, há regata no lago do Parque D. Carlos I

Bombarral
Museu Municipal
As portas abrem na noite de sábado, das 20h30 às 23 horas. Há seis salas disponíveis para visitar.

Caldas da Rainha
Museu da Cerâmica, Museu do Hospital e Museu José Malhoa
O Museu do Hospital anima hoje (20h30) o Parque D Carlos I com a Grande Regata no Lago. Depois há djs. No José Malhoa é inaugurada hoje (18 horas) a exposição “25 planos + 2”, que resulta de uma mostra realizada neste museu em 2011 sobre as criações do Teatro da Rainha, desde 1985. Esta exposição integrará três maquetes, um políptico com seis pinturas de cena e 94 desenhos. Destaque, para amanhã, 19 de maio, para o concerto da Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, que irá atuar pelas 21h30.
No Museu da Cerâmica amanha à noite já performance “Tallulah vai ao Museu” e canto lírico com piano.

Fátima
Museu de Arte Sacra e Etnologia
Hoje, às 18 horas, o destaque no museu vai para a apresentação do livro infanto-juvenil “Aristides, o semeador de estrelas”, em que Ana Cristina Luz explica a obra de Aristides Sousa Mendes aos mais novos. Ao longo deste dia, o Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE) terá à disposição dos grupos dos 5 aos 12 anos, o Teatro de Fantoches “Tó Zé e Inês, os guias do MASE”, seguindo-se uma visita guiada interativa ao museu. Para o público em geral estão previstas visitas guiadas ao museu e aos bastidores, com a apresentação de alguns projetos futuros. Amanhã, sábado, as já famosas visitas ao museu à luz da lanterna estão agendadas para as 21h35 e 22h35 e serão acompanhadas por momentos musicais da autoria do Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

Leiria
m|i|mo, Agromuseu (Ortigosa), Moinho do Papel e Casa-Museu João Soares (Cortes)
O m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento propõe a oficina de construção de flipbooks  “Livros animados”, às 10 horas e às 14 horas, e a oficina de imagens anafórmicas “O mistério das imagens”, às 11 horas e às 15 horas. Pela noite, às 21 horas, há a visita guiada pelo museu, “Um m|i|mo de visita”, seguido de uma oficina de Light Painting, com António Palmeira, às 22 horas. No Moinho do Papel, a exposição “Sacas de retalhos” abre o dia às 10 horas, seguida do “Dómino de cereal”, às 11 horas. Pela tarde, às 15 horas, tem início o peddypaper “À descoberta do moinho de papel”. Das 21 horas às 23 hora há festa no moinho com poetas de Colipo, momentos de música e poesia, capoeira, hip hop, flamengo e sevilhanas. O Moinho do Papel oferece o pão para a ceia e convida quem quiser a levar os acompanhamentos. Na Ortigosa, o Agromuseu Municipal Dona Julinha apresenta a caça ao tesouro “Museus do Mundo” de manhã, das 10 horas às 12 horas, e de tarde, das 14 horas às 16 horas. Na Casa-Museu, em Cortes, de manhã há atividades para escolas. À tarde, das 15 às 16h30, todos são convidados a apreciar um espetáculo de Magia e a partir “À descoberta dos museus”.

Marinha Grande
Museu Joaquim Correia

Entrada livre neste dia 18 e, às 14h30, há visita guiada pela exposição permanente de Joaquim Correia, composta por bustos, tapeçarias, estátuas, medalhas, desenhos e pinturas, altos e baixos relevos.

Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso e Centro Cultural
A exposição “Praia da Nazareth. Panorama dos anos 1920” abre o dia no Museu Dr. Joaquim Manso, das 14h30 às 16 horas, com a intervenção dos alunos do Externato D. Fuas Roupinho. No dia seguinte, sábado, 19 de maio, o Centro cultural da Nazaré apresenta às 21 horas a exposição fotográfica “A Nazaré de Lança Cordeiro. Décadas 1950-1970”, acompanhada com a atuação musical de Joaquim Pequicho, com “Um tempo de jazz…”. Às 21h30 há uma mesa-redonda sobre a vida e obra do arq. Lança Cordeiro e a sua intervenção na sociedade civil da Nazaré. Às 22h30, a comemoração finaliza com momentos de dança, com o grupo de danças contemporâneas da AMA-Nazaré, Flávia & Sílvio (danças de salão), Sabor Latino, Solo Danza, apresentados por João Veríssimo.

Óbidos
Vários museus
Nesta sexta-feira, as entradas são gratuitas em todos os museus da vila.

Ourém
Casa do Administrador
Hoje, pelas 21h30, é inaugurada a exposição temporária “Da casa de Ourém ao Km 110”, em que é feita a recriação física de um ambiente familiar que oferece informação e diversão. Ainda durante o dia de hoje, será apresentado o site do museu municipal e haverá um torneio de matraquilhos no museu, com premio para a equipa vencedora. Lugar ainda para um brinde ao dia que se celebra com vinho de honra da casa e gastronomia local.

Peniche
Museu Municipal e Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Aproveitando para comemorar os 28 anos do museu, as entradas são livres e nesta sexta-feira, durante o dia, há visita guiada às 15h30. Na Atouguia da Baleia, há uma visita ao Centro Histórico e Centro Interpretativo.

Pombal
Museu de Arte Popular Portuguesa
O museu abre portas para revelar alguns segredos e oferecer um bilhete pelo mundo da fantasia. Hoje, a partir das 14h30, as portas abrem para apresentar a animação do conto infantil “O segredo do museu”, que conta a história da caixinha de recordações que é este museu de Pombal. A autora Jessi Leal e o ilustrador André Silva estarão presentes. Para hoje, está ainda marcada a inauguração da exposição temporária “Os Segredos do Museu”, que ficará patente até ao dia 30 de setembro deste ano, no Celeiro do Marquês, no Museu de Arte Popular Portuguesa.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados