Assinar
Cultura

Solar dos Ataídes vence Prémio Korrodi (fotogaleria)

A reabilitação do Solar dos Ataídes, em Leiria, foi distinguida com o Prémio Korrodi, na quinta edição da bienal promovida pela Junta de Freguesia de Leiria.

A reabilitação do Solar dos Ataídes, em Leiria, foi distinguida com o Prémio Korrodi, na quinta edição da bienal promovida pela Junta de Freguesia de Leiria.

A intervenção no logradouro foi elogiada pelo júri

A obra, um trabalho dos arquitetos Helena Veludo e Rui Órfão, da PAU – Arquitetos Associados, Lda, para a Caixa Agrícola de Leiria, foi considerado pelo júri “uma obra notável que se destaca das restantes, não só pela atitude integrada da reabilitação, considerando o edifício como um todo, mas também pela qualidade da intervenção, pelo conhecimento que revela da história do edifício, e pelo rigor da execução”.

Na declaração final, foi ainda elogiada a “integração de um corpo novo, correspondente a uma ampliação, que veio a substituir algumas construções anexas ao edifício principal” e ainda “o tratamento de todo o logradouro, o que contribui para um conjunto arquitetónico harmonioso, onde as intervenções contemporâneas fazem realçar as preexistências, sem se imporem”.

Leia mais sobre o Solar dos Ataídes aqui.

Em 2012, o prémio destacou também o trabalho na Escola Secundária Domingos Sequeira, remodelada no âmbito do Parque Escolar, distinguida com uma Menção Honrosa. O trabalho foi do gabinete BFJ – Arquitetos Associados, Lda.

O júri do Prémio Korrodi foi constituído por Laura Maria Esperança (presidente da Junta de Freguesia de Leiria), Vitória Mendes (representante da Câmara Municipal de Leiria, Carlos Vitorino (representante da Ordem dos Arquitetos), Carlos Marques (representante da Ordem dos Engenheiros) e João Belo Rodeia (arquiteto convidado).

Solar dos Ataídes:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados