Assinar
Mercado

Monterg avança com construção do novo edifício Cinema Europa

Demolido em 2010, o antigo Cinema Europa vai dar lugar a um prédio habitacional de luxo com centro cultural no piso térreo. A obra é da Monterg, empresa de Leiria.

No antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique, Lisboa, chegaram a ser gravados programas de televisão. Inaugurado nos anos 30 do século passado e reconstruído de raiz na década de 50, foi demolido em 2010. No seu lugar está a nascer um prédio habitacional de luxo com centro cultural no piso térreo.

Antigo Cinema Europa

A obra, avaliada em cinco milhões de euros, é da responsabilidade da Monterg, de Leiria. O novo edifício Cinema Europa, propriedade da Granvale II, vai preservar na fachada o alto-relevo do escultor Euclides Vaz, que representa uma figura feminina dominando um touro em fúria, sob a égide de 12 estrelas europeias.

Com conclusão prevista para julho de 2013, o empreendimento será composto por dez pisos, três dos quais enterrados. Soma 25 apartamentos, incluindo um T5 com piscina interior privativa.

Para a Monterg, esta é a oportunidade de voltar a marcar a diferença no mercado de Lisboa, um alvo no segmento da reabilitação.

A empresa de Leiria foi responsável pela renovação da sede da Sociedade Nacional de Belas Artes (em 2009) e prepara-se para entregar dois edifícios residenciais nas avenidas Duque de Ávila e 5 de Outubro.

Depois de resistir ao embate da crise – caiu 7% no ano passado contra 35% de retração no sector – a Monterg espera melhores dias já em 2012.

“Estamos a encarar o ano com muito otimismo. Temos em carteira encomendas de 16 milhões de euros e uma previsão de faturação de 11 a 12 milhões, ou seja, iremos crescer cerca de 25%”, afirma o administrador António Pinto.

(notícia publicada na edição de 22 de junho de 2012)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados