Assinar Edições Digitais
Desporto

Os custos da Volta a Portugal em Leiria

Questionada sobre o valor pago para garantir a inclusão de Leiria na Volta, a autarquia não adiantou, até ao momento, qual o custo associado à passagem do pelotão

O concelho de Leiria recebe no próximo dia 25 a penúltima etapa da Volta a Portugal. O contrarrelógio da prova decorre entre a Praia do Pedrógão e Leiria, num total de 32,8 km.

Questionada pelo REGIÃO DE LEIRIA sobre o valor pago para garantir a inclusão de Leiria na Volta a Portugal, a autarquia não adiantou, até ao momento, qual o custo associado à passagem do pelotão pelo concelho.

Para já, o único valor conhecido é o número adiantado em 2010. O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, explicou então à Agência Lusa que “a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral tem um pacote de três anos assinado com a organização”.

“Estabelecemos um pacote para 2010, 2011 e 2012, pois é importante para promover o território e os meios televisivos da volta são um bom veículo. Neste pacote, de cerca de 200 mil euros para estes anos, temos o contra relógio e também etapas da Volta a Portugal do Futuro”, revelou o autarca em 2010.

Em 2012, a prova arranca pelas 14h20 da Praia do Pedrógão, com o último ciclista a sair às 16h40, estando a sua chegada prevista para as 17h20, no Largo 5 de outubro, em Leiria.


Alterações ao trânsito

Durante este período o trânsito será interrompido nas seguintes estradas (apenas no sentido Praia do Pedrógão – Leiria):

•           Rua das Marés Vivas – Praia do Pedrógão;
•           Estrada Atlântica – entre Praia do Pedrógão e Vieira de Leiria;
•           Estrada Nacional EN349 – entre Vieira de Leiria e Monte Real;
•           Ligação entre a Estrada Nacional EN349 e EN109, variante a Monte Real;
•           Estrada Nacional EN109 – entre o cruzamento das Várzeas e a entrada em Leiria, Rotunda da Almuinha Grande.

Como trajetos alternativos, para o trânsito com destino Norte/Sul que utilize o itinerário EN109/IC2 é aconselhada a utilização da A17 desde a rotunda do Picoto (EN109) – Souto da Carpalhosa, ou através da EN349 – Monte Real, sentido Este/Oeste, seguindo pela EN 349-1, direção Amor, até à ligação à Gândara dos Olivais (Rua 25 de Abril – antiga EN 109).